EM DIA COM A POLÍTICA

Alesp promove ações em defesa do meio ambiente e sustentabilidade

Confira algumas ações da Assembleia de São Paulo em relação ao Meio Ambiente

Thiago Reis Dantas com colaboração de Danilo Martins
Publicado em 06/06/2023, às 17h28 - Atualizado às 17h47

FacebookTwitterWhatsApp
O dia a dia de quem faz acontecer na nossa região EM DIA COM A POLÍTICA Arte da coluna
O dia a dia de quem faz acontecer na nossa região EM DIA COM A POLÍTICA Arte da coluna

Na semana que marca o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) informou em seu site oficial o compromisso da Casa em trabalhar pela natureza e um futuro mais sustentável. Além de projetos de lei e leis aprovadas, como a Política Estadual de Recursos Hídricos, a Alesp possui a Comissão de Meio Ambiente e a Frente Parlamentar de Combate às Mudanças Climáticas. Para além das discussões, a instituição implementou o programa "Alesp Preserva", que inclui a neutralização de carbono, redução do consumo de água e papel, além do investimento em energia solar.

Reflorestamento


Em uma ação importante, a Alesp realizou o reflorestamento do Parque Estadual do Rio do Peixe, com o plantio de 221 mil mudas de árvores nativas. Essa iniciativa contribuirá para a preservação da flora, fauna e produção de água na região. Além disso, foram aprovadas leis como a inserção de sistemas de coleta de água de chuva em prédios públicos e a criação do "Agosto Cinza", voltado para o combate aos incêndios e queimadas no estado.

Sustentabilidade

A Alesp também adotou práticas sustentáveis em sua própria sede, como a neutralização da emissão de carbono por meio do projeto "Carbono Zero" e a redução do consumo de água, resultando em uma economia anual de R$ 900 mil. Além disso, a instituição busca ampliar o uso de energia solar, instalando painéis fotovoltaicos em seu prédio e apoiando a isenção de ICMS para equipamentos de energia solar.

Eliminação do uso de papel

A eliminação do papel também é um objetivo da Alesp, com parcerias e investimentos em softwares de gestão para reduzir o uso de papel nas atividades legislativas. A instituição busca ser um exemplo de sustentabilidade e preservação ambiental.

Vereadores de Santos analisam programa de digitalização de bibliotecas 

O objetivo da medida é promover a modernização das bibliotecas municipais além de atualizar e facilitar o acesso aos acervos, promovendo a democratização da informação. A medida também altera o inciso IV do artigo 2º da lei mencionada, que estabelece a Política do Livro, sua Difusão, Estímulo à Leitura e às Bibliotecas Municipais. Com essa iniciativa, Santos dá mais um passo rumo à transformação digital e ao incentivo à leitura. O autor da propositura é o vereador Fábio Duarte (PODE).

Pontos de apoio para trabalhadores de aplicativo


Também na Câmara de Santos, uma proposta da vereadora Débora Camilo (PSOL), quer obrigar as empresas proprietárias de aplicativos de entregas e transporte individual de passageiros a construir, operar e manter pontos de apoio para os trabalhadores. A medida visa proporcionar melhores condições de trabalho e descanso para esses profissionais, garantindo um local seguro e adequado durante suas atividades. Com essa iniciativa, a cidade busca valorizar e proteger os direitos dos trabalhadores desses setores.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!