Saúde, construção do túnel Santos-Guarujá e a participação da população no legislativo santista são temas da coluna de hoje
Thiago Reis Dantas com colaboração de Danilo Martins
Publicado em 25/05/2023, às 16h46 - Atualizado às 17h06
O plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) votou e aprovou o Projeto de Lei Complementar Nº 81/2023, que possibilita a renovação de contratos temporários ou a recontratação de profissionais da área da Saúde no estado. O deputado estadual Tenente Coimbra (PL) foi responsável por articular a demanda reprimida na área da saúde, considerada essencial para evitar o fechamento de leitos. O projeto altera a Lei Complementar nº 1.093, de 16 de julho de 2009, com o objetivo de permitir a prorrogação, de forma excepcional, dos vínculos celebrados pela Secretaria de Saúde. Esta medida visa garantir o funcionamento dos serviços oferecidos à população. O deputado comemorou a aprovação do projeto, afirmando ter utilizado todos os esforços necessários para que a medida avançasse. Antes desta mudança na lei, os vínculos temporários eram encerrados, não havendo possibilidade de recontratação, o que resultava no fechamento de leitos. A aprovação deste projeto é vista como uma solução para a demanda reprimida na área da Saúde em São Paulo, pois permite que os locais de atendimento possam recontratar ou prorrogar os contratos temporários até que concursos sejam homologados e novos profissionais sejam contratados de forma efetiva.
A Frente Parlamentar da Baixada Santista e Vale do Ribeira realizou uma reunião com o diretor Rildo de Jesus do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira (Consaúde). A deputada Solange Freitas (União), vice-líder da frente, participou das discussões com o coordenador da frente, Tenente Coimbra.
O consórcio integra vinte municípios e gerencia equipamentos de saúde do Hospital Regional Dr Leopoldo Bevilacqua – HRLB em Pariquera-Açu. No encontro, foi apresentado um programa de necessidades e estudo preliminar visando à reestruturação dos ambientes no prédio atual do hospital regional para uma nova área em construção.
O Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, está na Bélgica para fazer uma série de visitas técnicas e reuniões. O objetivo é verificar as condições necessárias para implantação do túnel ligando as duas margens do Porto de Santos.
O Porto de Zeebrugge, localizado na cidade de Bruges, está construindo um túnel. Segundo França, a obra em Zeebrugge é "exatamente como tem que ser feita" na ligação entre Santos e Guarujá.
“Vim ver de perto uma obra de túnel submerso que utiliza a mesma tecnologia que queremos aplicar no túnel Santos-Guarujá!”
O presidente da Câmara Municipal de Santos, vereador Cacá Teixeira (PSDB), disse em entrevista ao Jornal Litoral da TV Cultura que o parlamento da cidade quer mais participação do cidadão santista.
Cacá esteve na edição de hoje (25) do telejornal. “Tem que ter a participação da população santista!”, afirmou na entrevista. O presidente também falou da proposta de fazer sessões itinerantes pela cidade.
“Nós vamos estar com o povo na Zona Noroeste, no morro e na área continental para aproximar e mostrar as campanhas que estamos fazendo para conscientizar a população santista da importância do Legislativo”, afirmou Cacá.
Comentários