*Foto: JCN
O governador Geraldo Alckmin entregou, na quarta-feira, 27, veículos e equipamentos de informática e comunicação para oito municípios conveniados ao programa Litoral Sustentável, cujo objetivo é a conservação de remanescentes da Mata Atlântica. Bertioga foi uma das cidades da região contempladas, cujos investimentos serão utilizados no reforço do patrulhamento de áreas de preservação ambiental e de risco.
De acordo com Alckmin, os materiais serão usados para fiscalização e planejamento ambiental integrados, como explicou: “Estamos entregando oito veículos zero km e mais equipamentos. Tudo para preservar a Mata Atlântica. São Paulo é exemplo de preservação. É raro no mundo você ter uma metrópole aqui na praia, outra metrópole no planalto, que é a terceira maior do mundo, com 22 milhões de pessoas, e ter toda a Mata Atlântica preservada. É nosso dever recuperá-la ainda mais”.
Para os oito municípios que assinaram o convênio em novembro de 2015 serão destinados um veículo utilitário 4x4 e equipamentos de informática e de comunicação (microcomputador, impressora A3, roteador wireless, receptor GPS, câmera fotográfica digital, trena eletrônica, binóculo e lanterna tática) para a instalação das Salas Ambientais de Operações, bem como um veículo Mitsubishi L200 Triton Flex, utilitário, cabine dupla.
Na opinião do prefeito de Bertioga Mauro Orlandini, a doação é de grande importância para o patrulhamento do território, que conta com mais de 90% de áreas de proteção ambiental. “Bertioga requer uma vigilância constante. Os equipamentos serão utilizados para implantação de um sistema de vigilância ambiental, que abrange ações de fiscalização e monitoramento e agilizarão o trabalho tanto da prefeitura quanto da Polícia Ambiental”.
Segundo a secretária de Meio Ambiente de Bertioga Marisa Roitman, o convênio firmado com o estado estabelece a estruturação de uma Sala Ambiental de Operações, a ser montada na sede da Diretoria de Operações Ambientais (DOA). O convênio ainda prevê a qualificação de dois funcionários da Secretaria de Meio Ambiente para operar a Sala Ambiental de Operações. A secretária explica que o monitoramento das áreas estabelecidas no plano ocorrerá por meio de fotos de satélite em tempo real.
Ao todo, 16 municípios do litoral norte, Baixada Santista e litoral sul são abrangidos pelo programa, que visa promover o desenvolvimento econômico e social do litoral em harmonia com a conservação dos recursos naturais. Os beneficiados pela doação foram os municípios que assinaram o convênio em 2015, sendo eles: Bertioga, Guarujá, Itanhaém, Ilha Comprida, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e Santos.
Durante a visita, o governador também entregou as obras civis da estação do VLT Bernardino de Campos e mais dois novos trens para o sistema.
Comentários