*Foto: JCN
Por Antonio Pereira
Sonho antigo de moradores e turistas da Baixada Santista, o Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá abrigará voos comerciais ainda neste semestre. A afirmação foi do diretor municipal de Desenvolvimento Aeroportuário Dário Lima, durante o programa Café da Manhã, da TV Costa Norte. Segundo ele, a estrutura atualmente ocupada pela Base Aérea de Santos passará por uma pequena reforma, para funcionar de forma provisória. O lançamento da pedra fundamental está prevista para o segundo semestre deste ano, e a inauguração em caráter definitivo deverá ser somente em 2017.
Dário Lima explica: “Essa operação provisória é, na verdade, um aquecimento de motores e serve também para todos se prepararem para a inauguração definitiva, quando todos os galpões estiverem construídos e operantes. Nossa expectativa é que a pedra fundamental seja lançada no segundo semestre”.
A concessão do aeroporto à iniciativa privada foi aprovada pela Câmara de Vereadores em meados de dezembro. Os próximos passos são a realização de duas audiências públicas para discutir o projeto com a comunidade, a obtenção da licença prévia ambiental da Cetesb e a conclusão da primeira etapa do EIA-Rima (Estudo de Impacto Ambiental).
Após a conclusão de todas as obras, o aeroporto terá capacidade para receber até 20 voos diários e um milhão de passageiros entre cinco e oito anos de operação. A infraestrutura, excluindo a pista de pouso e decolagem, já existente, tem a previsão de aproximadamente 260 mil metros quadrados, composta por: terminal de passageiros; unidade de combate a incêndio; posto de abastecimento; pátio de aeronaves; e hangares. Dispondo ainda de uma área reserva prevista para expansão futura de igual dimensão.
Dário Lima revelou, ainda, que está prevista, para uma segunda etapa, uma área reserva de 60 mil metros quadrados. “O espaço será destinado a um futuro acesso hidroviário e, complementarmente, existe uma área de 700 mil metros quadrados destinada à compensação ambiental”, disse.
O Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá terá estrutura para receber aeronaves como a Emb195, da Embraer, com capacidade de 108 a 124 passageiros. A pista, hoje com 1.390 metros (já maior que a pista do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro), será ampliada e passará a ter 1.600 metros.
Comentários