2701Política07T01

Redação
Publicado em 25/01/2018, às 12h51 - Atualizado em 23/08/2020, às 16h25

FacebookTwitterWhatsApp

Caraguá é a primeira a ter Centro do Empreendedor

A unidade Sebrae Aqui contará com espaço para a Sala do Empreendedor e Banco do Povo

Luís Gava/PMC

Um dos objetivos da alteração é atrair microempreendedores individuais (MEI)

Caraguatatuba

Da redação

A cidade de Caraguatatuba é a primeira do litoral norte a contar com um Centro do Empreendedor. O novo espaço foi inaugurado na manhã de quarta-feira, 24; agora, a unidade de Caraguatatuba deixa de ser Posto de Atendimento ao Empreendedor (PAE) e adquire o status de Sebrae Aqui, com espaço para a Sala do Empreendedor e o Banco do Povo. Um dos objetivos é atrair o chamado MEI (microempreendedor individual), empresário que pode faturar até R$ 60 mil por ano.

A inauguração contou com a presença do gerente do escritório regional do Sebrae São José dos Campos, Rodrigo Matos, que comentou a proposta da instalação: “Montamos um projeto diferenciado para Caraguá, em relação as outras cidades do Vale e litoral. A novidade na cidade é a Sala do Empreendedor, na qual a pessoa poderá abrir sua empresa. Muitas vezes, o interessado não tem internet, e no local um funcionário ajudará passo a passo a criação da empresa. Logo depois, o empreendedor já é encaminhado para cursos de capacitação”.

Segundo ele, a proximidade dos órgãos facilitará o interesse do micro e pequeno empresário da cidade. “Entregamos hoje o Sebrae Aqui e o próximo passo é a Sala do Empreendedor junto com o Banco do Povo. Com isso, o microempreendedor tem a oportunidade de abrir sua empresa, realize capacitações e, se quiser, busque financiamento para os novos negócios”, explicou. O local auxiliará os empresários, empreendedores e microempreendedores individuais na criação ou no aprimoramento do negócio (MEI, ME e EPP) com cursos, palestras, oficinas e consultorias. Entre as capacitações previstas pelo Sebrae, em parceria com o Centro Paula Souza, estão empreendedorismo, gestão, inovação e mercado. Em breve, uma grande convocação será feita para que os interessados busquem a abertura de empresa e a legalização. “Queremos ajudar as pessoas a se formalizarem e conseguir autônomos e ambulantes, por exemplo, a se legalizar com a prefeitura, pagando uma taxa mínima de R$ 50 mensais”, explica o gerente do Sebrae. O coordenador de Políticas do Sebrae, Jocely Teixeira Júnior, frisou a visão de futuro da nova gestão. “Ter um Centro do Empreendedor é enxergar longe. Um administrador jovem com visão de futuro. O projeto de Caraguatatuba é reconhecido no estado e tem carinho especial da direção do Sebrae”. O prefeito de Caraguatatuba Aguilar Júnior destacou em seu discurso a importância da parceria tríplice entre prefeitura, Associação Comercial e Sebrae. “Queremos que nossos cidadãos saiam da informalidade. Vamos criar um decreto e chamar os vereadores para verificar uma lei para aumentar o número de licenças na cidade. Além disso, vamos encaminhar à Câmara, a Lei Geral da Microempresa, que prevê inúmeros benefícios para o micro e pequeno empreendedor da cidade. Ou seja, aliada à inauguração do espaço físico do Sebrae Aqui, estamos criando mecanismos para ajudar desde o autônomo e o ambulante a se legalizarem, até o empreendedor com firma aberta a buscar créditos e se capacitar”. O Sebrae Aqui é uma iniciativa Secretaria de Governo, Sebrae/SP, prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba e Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Norte (Sinhores/LN). A unidade de Caraguatatuba fica na avenida Frei Pacífico Wagner, 1.011, no centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3882 3854 ou e-mail [email protected].

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!