REVIEW

Hogwart Legacy é tudo aquilo que os fãs queriam, mas isso é o suficiente?

Independente das críticas, o jogo se tornou um dos maiores lançamentos da Warner Bros

Matheus Alves
Publicado em 02/04/2023, às 14h41 - Atualizado às 14h44

FacebookTwitterWhatsApp
Hogwarts Legacy foi um sucesso comercial e de críticas - Reprodução/Internet
Hogwarts Legacy foi um sucesso comercial e de críticas - Reprodução/Internet

Lançado em 10 de fevereiro para Xbox Series, PS5 e PC, Hogwarts Legacy é sem dúvidas um dos principais jogos do ano, isso porque ele é baseado no universo mágico de Harry Potter. O estúdio responsável pelo projeto prometeu entregar tudo aquilo que os fãs mais sonhavam. Por isso, ele rapidamente se tornou um hit midiático e comercial. Nas duas primeiras semanas de lançamento, o jogo se tornou o produto mais assistido da Twitch e no mesmo período conseguiu vender mais de 12 milhões de cópias, arrecadando cerca de US$ 850 milhões.
Mas será que atender todos os pedidos dos fãs foi o suficiente para que o novo projeto da Avalanche Software se tornasse um dos melhores games de 2023?

Anunciado em setembro de 2020 durante um dos eventos do Playstation, Hogwarts Legacy passou por um longo período de desenvolvimento. Em janeiro de 2017, a Avalanche Software, estúdio responsável pelo projeto, foi adquirida pela Warner Bros. Interactive e no mesmo ano a empresa fundou uma nova editora chamada Portkey Games, que ficaria responsável por gerenciar todos os jogos envolvendo a marca Harry Potter.

Foram três anos em pré-desenvolvimento até que o primeiro grande projeto da Avalanche fosse revelado ao público.

Inicialmente o jogo estava previsto para ser lançado em 2021, mas depois de diversos contratempos no desenvolvimento, Hogwarts Legacy veio chegar nas mãos dos fãs somente agora, em fevereiro de 2023.
No game controlamos um bruxo ou bruxa que possui habilidades de sentir magias ancestrais, um poder antigo misterioso e muito perigoso caso caia em mãos erradas. Nós mesmos escolhemos o gênero do personagem e também definimos a aparência dele, mas apesar disso, a história e background do (a) protagonista já estão definidos, o que auxilia diretamente na qualidade da campanha principal, já que os roteiristas têm mais liberdade e controle de qualidade para escrever uma boa jornada.

Nosso personagem, no auge de seus 15 anos, entra em Hogwarts para estudar no quinto ano letivo. Por isso os mistérios dessa escola e alguns detalhes do mundo bruxo são novidades tanto para o jogador quanto para o protagonista.
O professor Fig, um dos educadores de Hogwarts, é o responsável por ensinar tudo para o nosso personagem, desde as aulas que vamos participar até informações sobre a vizinhança da escola.

O início do jogo é frenético, em apenas 10 minutos sofremos um ataque brutal de um dragão enquanto nos encaminhamos para a escola e somos transportados para terras desconhecidas da Escócia, e é neste local que desvendamos os primeiros segredos envolvendo a magia ancestral.
Após um breve confronto com o grande antagonista do jogo, o Ranrok, somos transportados para o principal local onde passaremos boa parte do jogo, a Escola de Magias e Bruxarias de Hogwarts.

A partir deste momento é que realmente se inicia o game. Em Legacy, temos que viver a rotina normal de um estudante: frequentar as aulas de defesa contra as artes das trevas, herbologia, adivinhação, poções, feitiços e muito mais, além de lidar com esse enorme problema envolvendo a magia ancestral, e de brinde, agora temos que deter Ranrok e seus capangas, que querem encontrar um meio de controlar esse poder antigo.

Por que Hogwarts Legacy é um ótimo jogo, mas tem seus defeitos?
A história principal tem seus altos e baixos. O início dela é bem cativante. Você quer saber mais sobre esta tal magia antiga e, principalmente, conhecer os personagens que rodeiam Hogwarts, seja os professores quanto os moradores de Hogsmeade No entanto, ao chegar no meio dos acontecimentos principais, é nítido a queda de ritmo.

O que era feito por puro prazer acaba se tornando um dever a ser cumprido mesmo você querendo ou não. As tarefas solicitadas pelo professores também contribuem para isso. 

Ao concluir estes pedidos você libera novos feitiços. Porém, esses requerimentos na maioria das vezes são bem genéricos, do tipo: Use Accio cinco vezes em uma batalha, ou então, deixe o inimigo flutuando por 5 segundos seguidos.
Por outro lado, as magias são bem úteis tanto em combate quanto na exploração e possuem efeitos visuais bem bonitos. Uma pena que são poucas, contando com as três maldições imperdoáveis, são 27 no total. Aqui fica uma crítica boba, mas senti falta de usar o Expecto Patronum, que deve ser uma das magias mais famosas da franquia.

Outro detalhe que também senti falta no jogo foi o quadribol, o esporte mais famoso do mundo bruxo. A essa altura do campeonato você já deve saber muito bem que não é possível jogar quadribol no game, mas nunca é demais ressaltar essa ausência. Espero que a Avalanche faça uma DLC futuramente.

Uma qualidade bem notável de Legacy são as missões secundárias. Aqui temos dois tipos de objetivos secundários: as quests que encontramos no mapa conversando com NPCs, que são bem genéricas, e as que são requisitadas diretamente ao jogador por meio das cartas encaminhadas por corujas, essa segunda opção que é a mais bem trabalhada.

Em diversos momentos da campanha me vi focando nas secundárias ao invés das missões principais. Fica o destaque para a história envolvendo Sebastian e Omnis, dois alunos da Sonserina. As missões deles são as melhores.
Enquanto ao mundo aberto, ele é muito bom ao mesmo tempo que não é.

É muito nítido que a Avalanche focou muito tempo do desenvolvimento trabalhando em Hogwarts, e eles fizeram o certo, afinal de contas, a escola dá nome ao game. Porém, fica claro a diferença de tratamento que o local principal teve se comparado com o restante do mundo.

Os vilarejos espalhados pelo mapa são bem comuns e mortos, eles não possuem os mesmos níveis de detalhes de Hogwarts.

No final das contas, Hogwarts Legacy é tudo aquilo que os fãs mais sonhavam: Viver no mundo mágico de Harry Potter. Isso a Avalanche conseguiu entregar de forma esplendida. No entanto, o jogo tem sim seus problemas, principalmente envolvendo a narrativa principal e o mapa repleto de conteúdo genérico.
Mas não se preocupe, apesar disso você vai se divertir muito com esse jogo.

O veredito final de Hogwarts Legacy é: 7.5 de 10.

Confira abaixo a análise em vídeo:

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!