RACISMO?

Gavião Negro ser rico causa polêmica na internet; Entenda

Personagem ganhou uma versão negra e milionária no mais recente filme da DC

Matheus Alves
Publicado em 23/10/2022, às 13h47 - Atualizado às 13h47

FacebookTwitterWhatsApp
Nesta adaptação para os cinemas, Gavião Negro é um homem de cor de pele negra e milionário - Reprodução/Internet
Nesta adaptação para os cinemas, Gavião Negro é um homem de cor de pele negra e milionário - Reprodução/Internet

O novo filme de Adão Negro estreou nos cinemas brasileiros na última quinta-feira (20). Na bilheteria mundial, o longa já arrecadou pouco mais de 26 milhões de dólares. Mas o que chamou a atenção da internet não foi somente Dwayne Johnson estrelando no universo cinematográfico da DC e sim o personagem Gavião Negro, que ganhou uma versão interpretada pelo ator negro Aldis Hodge.

Nesta adaptação para os cinemas, Gavião Negro é um homem de cor de pele negra e milionário, ao ponto de ter uma mansão, jato particular e sua própria equipe de super-heróis. Essa mudança na história do personagem gerou polêmica na internet, envolvendo influenciadores digitais.

O youtuber Ricardo Rente, que possui canal com mais de 138 mil inscritos, foi acusado de fala racista ao declarar que “acha curioso um homem negro morar numa mansão”, ele complementa e diz que achava que a mansão pertencia ao personagem Senhor Destino, interpretado pelo ator branco Pierce Brosnan. “Quando eu vi que era do Gavião Negro eu pensei: Como que um cara negro conseguiu tudo isso?”. Os comentários foram feito durante um episódio do podcast Cinemou, transmitido na última quinta-feira (20).

Após a fala, Ricardo foi duramente criticado pelos internautas por meio do Twitter.

O influenciador digital chegou a gravar uma resposta em vídeo explicando a sua fala. “Eu não disse que uma pessoa negra não pode ser rica, o que eu disse foi: dado o histórico racista da humanidade, como um cara negro conseguiria ter aquelas posses?”. Ele afirma que sua crítica é direcionada à mudança de cor de pele que fizeram com o personagem, que nas histórias em quadrinhos é um homem branco. “Você trocar a cor de pele do personagem e nada mudar a respeito dele é um desserviço àquele personagem”, afirmou Ricardo Rente.

Alexandre Almeida, co-apresentador ao lado de Ricardo, veio à público, por meio de sua conta no Twitter, pedir desculpas aos internautas pelas falas supostamente racistas: “Peço desculpas novamente pelo ocorrido e tenho certeza que aprenderei com isso tudo”.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!