REPRESENTATIVIDADE

Aranhaverso: Marvel lançará Homem-Aranha gay em setembro

Editora norte-americana dá mais um passo para apoiar a comunidade LGBT+

Matheus Alves
Publicado em 06/07/2022, às 10h21 - Atualizado em 07/07/2022, às 07h11

FacebookTwitterWhatsApp
Web-Weaver foi baseado em uma aranha de verdade e será a primeira versão LGBT+ do Teioso - Reprodução/Internet
Web-Weaver foi baseado em uma aranha de verdade e será a primeira versão LGBT+ do Teioso - Reprodução/Internet

Com o objetivo de apoiar a comunidade LGBT+, a Marvel lançará pela primeira vez uma versão homossexual do seu personagem mais popular, o Homem-Aranha. A edição número cinco da história em quadrinhos Edge of the Spider-Verse, que apresentará a nova versão do herói, será lançada em setembro nos Estados Unidos, sem previsão de lançamento para o Brasil.

Idealizado pelo quadrinista americano Steve Foxe e desenhado pelo artista Kris Anka, a versão gay do Amigão da Vizinhança se chamará Web-Weaver. O personagem terá uma aparência totalmente diferente do Homem-Aranha que conhecemos, dessa vez apresentando um amarelo vibrante com detalhes em preto. O design de Web-Weaver contará até com cílios desenhados na máscara, enfatizando a representatividade do personagem.

Idealizado pelo quadrinista Steve Foxe e desenhado por Kris Anka, a versão gay do Amigão da Vizinhança se chamará Web-Weaver (Reprodução/Internet)

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp  ➥  https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

O novo Homem-Aranha faz parte do chamado Aranhaverso, conceito apresentado pela primeira vez na HQ O Espetacular Homem-Aranha: Volume 4: Aranhaverso, lançado em 2014 nos EUA e em 2016 no Brasil. Esse termo sempre é usado quando a Casa das Ideias (expressão utilizada para se referir à Marvel) decide apresentar diferentes versões do Aracnídeo, como o Miles Morales, a Spider-Gwen e o Homem-Aranha Noir.

O super-herói mais famoso do Brasil

Em novembro de 2021, a agência de SEO (Search Engine Optimization) Hedgehog Digital realizou uma pesquisa para listar os personagens mais famosos da Marvel no Brasil, com base nas pesquisas realizadas no Google em um determinado período do ano. O Homem-Aranha figurou em primeiro lugar, com cerca de 750 mil buscas. Pantera Negra em segundo com pouco mais de 500 mil pesquisas e Viúva Negra em terceiro, com cerca de 450 mil procuras.

A pesquisa aponta que, com relação ao Homem-Aranha, as pessoas gostam mais de ver as notícias sobre o herói, e em sequência as imagens, vídeos e produtos para compra. Com relação ao Pantera Negra, sua popularidade se deve ao filme solo do herói lançado em 2018. Já a Viúva Negra fica na 3ª colocação por suas mudanças de visual e a popularidade de Scarlett Johansson, atriz que interpreta a personagem nos cinemas.

Outros personagens LGBT+ na Marvel

A criação do Web-Weaver não foi o primeiro passo da Marvel para apoiar a representatividade LGBT+ nos quadrinhos. A editora é conhecida por possuir dezenas de super-heróis que fazem parte desta comunidade.

A América Chavez, recentemente apresentada no filme Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura, além de ser lésbica, é filha de duas mães, Amalia e Elena, conhecidas por fazer parte da dimensão chamada Paralelo Utópico. Esse universo é habitado exclusivamente por mulheres.

O Estrela Polar, nome de herói para Jean-Paul Beaubier, é um dos mais importantes personagens LGBT+ dos quadrinhos por ter sido o primeiro super-herói assumidamente gay dos gibis mainstream (os quadrinhos mais populares).

Um dos cinco X-Men originais, Bobby Drake, o Homem de Gelo, é um dos personagens mais antigos da Era de Prata dos quadrinhos, referente aos anos 60. Bobby só foi assumir sua sexualidade em 2015. Mesmo com um histórico de relacionamentos com mulheres, o Homem de Gelo adolescente (que na época estava deslocado no tempo) se assumiu após ter tido a mente lida pela jovem Jean Grey. Não demorou muito para que sua versão mais velha também confirmasse que se interessava apenas por homens.

Leia os destaques jornalísticos do dia ➥ https://bit.ly/CNgooglenoticias

Wade Wilson, vulgo Deadpool, se tornou um dos personagens mais populares graças a seu filme lançado em 2016. O mercenário é conhecido por “brincar” de paquerar seus oponentes e aliados, e isso não importa se é homem ou mulher. Apesar da Marvel não ter confirmado oficialmente “com todas as letras” a orientação sexual do personagem, um dos escritores de Deadpool, Gerry Duggan, confirmou a panssexualidade do anti-herói.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!