RESTAURAÇÃO

Provas digitais: como recuperar fotos apagadas do celular?

Como a maioria das pessoas usa dispositivos móveis, vários ramos estão sendo modificados. Direito, por exemplo, tem adotado provas digitais em processos

Redação
Publicado em 28/03/2024, às 16h58

FacebookTwitterWhatsApp
O restauro das imagens perdidas deve ser realizado com um software eficiente e seguro - Imagem de pressfoto no Freepik
O restauro das imagens perdidas deve ser realizado com um software eficiente e seguro - Imagem de pressfoto no Freepik

A informação é capaz de ditar os rumos da sociedade. Com o crescente uso tecnológico, as provas digitais se tornaram um importante elemento do ramo jurídico. Como muito conteúdo é criado no formato digital, esse tipo de elemento desempenha um papel fundamental quando se refere às questões legais.

Atualmente, qualquer pessoa consegue produzir evidências, para comprovar inocência ou culpabilidade com fotos capturadas pelo celular. No entanto, da mesma forma que há facilidade em produzir, os registros são facilmente apagados. Embora sejam provas vitais, são difíceis de ser preservadas, por causa da eliminação acidental ou intencional.

A boa notícia é que, independentemente do motivo, atualmente há métodos e ferramentas para recuperar fotos apagadas dos dispositivos.

Como recuperar fotos apagadas do celular?

Antes de tudo, você precisa saber que recuperar qualquer tipo de arquivo requer aprovação prévia do proprietário do aparelho. No entanto, muitas vezes, o próprio usuário tira uma foto ou faz uma imagem da tela e acaba perdendo o arquivo.

Isso acontece por inúmeras razões, como exclusão acidental, falha no sistema, danos físicos como água ou queda, quando há perda ou furto, e muitos outros motivos. Obviamente que o restauro das imagens perdidas deve ser realizado com um software eficiente e seguro, como o Wondershare Dr.Fone.

Com esse importante recurso não importa como os arquivos foram perdidos, é possível recuperar todos os dados importantes. Tendo a maior taxa de sucesso de recuperação da indústria, o programa restaura fotos, vídeos, documentos, mensagens, registros de chamadas e muito mais.

Disponível tanto para Windows como para iOS, a ferramenta é indispensável para proprietários de iPhone ou de aparelhos Android. Inclusive, o Dr.Fone é compatível com mais de 6 mil dispositivos Android. E é útil até mesmo para capturar arquivos de telefones Samsung quebrados. Além de recuperar arquivos perdidos ou apagados, essa solução é completa e pode solucionar outros problemas do seu celular. Por exemplo, é útil para migrar e transferir dados entre aparelhos, fazer a gestão de ativos, cópias de segurança e reparações no sistema.

Diferentemente de outras opções de app, para recuperar fotos apagadas, disponíveis no mercado, o Wondershare Dr.Fone tem fácil usabilidade. Com interface simples, não exige conhecimentos avançados em tecnologia. E, com poucos cliques, os arquivos são restaurados e estão prontos para ser usados.

Usando o Wondershare Dr.Fone na prática

Imagem do Wondershare Dr.Fone

Para usar como prova digital ou apenas reaver as fotos, a recuperação de arquivos pode nos livrar de uma série de dores de cabeça. Imagine que você recebeu um arquivo que considerava não muito importante e acabou deletando. Algumas horas depois, percebe que é valioso. Em dispositivos iOS, há uma lixeira tornando o restauro mais simples - desde que ela não tenha sido esvaziada, obviamente. Porém, os registros permanecem apenas pelo prazo de 30 dias.

Agora, se você limpou os registros, passou o tempo estipulado ou usa um aparelho Android, precisará usar o Wondershare Dr. Fone para reaver seus arquivos.

Guia detalhado para recuperar arquivos com o Wondershare Dr.Fone

O primeiro passo para recuperar fotos apagadas do celular é acessar o site, baixar, instalar e executar o Wondershare Dr.Fone em seu computador. Na tela inicial, clique sobre a opção “Recuperação de Dados”, ou “Data Recovery”, caso esteja usando a versão não traduzida do programa.

A seguir, uma nova janela será aberta em seu computador para que seja selecionado o sistema do dispositivo de recuperação: Android ou iOS. Quando clicar sobre uma das opções, você será redimensionado para a próxima página. Aparecerão diversas opções de restauro; clique em “Recuperar dados do Android” ou “Recuperar dados de um dispositivo iOS”.

Apenas depois desses passos, será a hora de conectar seu aparelho. Use o cabo USB e aguarde até que o dispositivo seja reconhecido. A etapa seguinte será selecionar todos os arquivos que deseja recuperar. Se forem apenas fotos, basta manter selecionado esse tipo de dado e clicar em “Iniciar Verificação”.

Imagem do Wondershare Dr.Fone

O Wondershare irá iniciar uma varredura completa dos arquivos e os exibirá na tela. É importante aguardar até que a verificação esteja completa para selecionar os dados recuperados e não perder nenhum arquivo importante. Assim que encontrar a foto que procura, selecione o arquivo e clique em “Recuperar”. Recomendamos que você busque um local seguro em seu computador para armazenar o arquivo.

Assim que delimitar a pasta de armazenamento, na janela menor que aparece no centro da tela, clique em “Recuperar”. Em questão de poucos minutos as fotos ou registros em imagem que foram perdidas podem ser conferidas e usadas como provas digitais.

Por que fotos são importantes provas digitais?

As fotos desempenham um papel fundamental como provas digitais e físicas. Uma imagem é capaz de revelar detalhes que a pessoa pode não ter percebido ou não consegue descrever em palavras. Quando se trata do ambiente jurídico, as imagens são provas contundentes e representam claramente um item importante do processo.

Assim como outros registros tecnológicos, os arquivos digitais são rastreáveis. Ou seja, facilmente se descobre a data, hora e local de criação desse conteúdo. Isso facilita tanto para entender a cronologia dos eventos, como para comprovação sobre evidências falsas.

A Inteligência Artificial, embora seja uma excelente ferramenta tecnológica, tem sido usada como uma ferramenta para espalhar notícias falsas. No entanto, da mesma forma que produz conteúdo errôneo, é capaz de identificar e verificar a autenticidade, integridade e veracidade das fotos.

Assim, antes mesmo das provas digitais serem apresentadas, são avaliadas para comprovar que não houve manipulação ou alterações fraudulentas. Por serem evidências tangíveis, esses arquivos são capazes de complementar ou contestar declarações e afirmações. No entanto, seu uso deve ser feito de maneira consciente, respaldando os direitos de todas as pessoas envolvidas. 

Restaurar essas imagens não significa que a pessoa que as apagou é culpada. Muitas vezes, a pessoa que fez essa foto não tem absolutamente nada a ver com a acusação, só estava presente em um momento importante da cronologia. Muitas vezes apagamos fotos porque consideramos irrelevantes. No entanto, em casos esporádicos, resgatar registros, até mesmo de um celular quebrado, pode contribuir com toda a comunidade.

Assim como essa nova era da sociedade, a tecnologia trouxe mudanças para o ramo do direito que ainda estão sendo aprimoradas.  E, embora as fotografias sejam fundamentais na busca pela verdade, devem ser usadas com total respaldo legal.

Do que se trata o direito digital?

Ainda que as provas digitais, como as fotos, possam ser usadas em qualquer tipo de processo, o mundo jurídico teve que se adaptar às mudanças tecnológicas recentes. O direito digital, por exemplo, consiste em um conjunto de normas que regulamentam as relações dentro do espaço digital. Em outras palavras, concentra as questões legais que surgem no ambiente cibernético. Engloba a privacidade on-line, segurança cibernética, crimes digitais, propriedade intelectual, comércio eletrônico, regulamentação das redes sociais e muito mais.

Basicamente, esse ramo do direito aplica e interpreta leis existentes no ambiente tecnológico. Também identifica e desenvolve novas leis e regulamentos para abordar questões específicas do ambiente digital. A mais recente e considerada mais relevante das leis para proteger e regulamentar os dados das pessoas, é a LGPD. Criada em 2018, teve imenso impacto na forma como as empresas e sites coletam, armazenam e tratam seus dados.

Não tão recente, mas igualmente importante, o Marco Civil da Internet estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para uso da internet. A lei do e-commerce aplica as diretrizes do CDC no comércio eletrônico digital. E a Lei nº 12.737, de 2012, tipifica e penaliza crimes e práticas ilegais no campo da informática. Ou seja, no caso de invasão de aparelhos eletrônicos, interrupção de serviços ou falsificação de documentos e cartões de crédito e débito, essa lei é aplicada.

Por isso, por mais que uma pessoa queira usar fotos como provas digitais, precisa se atentar às regulamentações do direito digital.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!