PROTEÇÃO DO CONTEÚDO

Protegendo seu conteúdo visual: por que a geração Z deve considerar a recuperação de fotos?

Este artigo explicará por que a Geração Z deve considerar a recuperação de fotos para perdidas ou excluídas e como proteger seus vídeos e fotos

Redação
Publicado em 24/02/2025, às 11h03

FacebookTwitterWhatsApp
Em um ano, a Geração Z publicou milhares de fotos e vídeos no Instagram, Snapchat, Facebook e TikTok - Divulgação/Stellar Data Recovery
Em um ano, a Geração Z publicou milhares de fotos e vídeos no Instagram, Snapchat, Facebook e TikTok - Divulgação/Stellar Data Recovery

A Geração Z cresceu com as mídias sociais. Além disso, muitos têm suas vidas inteiras documentadas em fotos ou vídeos no Instagram, Facebook e Snapchat. Para a Geração Z, as fotos não são apenas lembranças do passado; elas são expressões de criatividade, comunicação, exibição e, o mais importante, identidade.

Hoje em dia, a Geração Z tira fotos enquanto faz coisas cotidianas, como acordar de manhã, fazer chá matinal, pentear o cabelo ou assistir a vídeos da GMRW etc., e as compartilha em suas mídias sociais. Isso indica que a importância das fotos em suas vidas é ainda mais acentuada. Então, o que acontecerá se as imagens ou os vídeos forem perdidos ou excluídos?

Este artigo explicará por que a Geração Z deve considerar a recuperação de fotos para recuperar seu conteúdo visual perdido ou excluído e como eles podem proteger seus vídeos e fotos no futuro.

O que as fotos significam para a Geração Z?

Para a Geração Z, as fotos não são apenas a captura de momentos especiais; elas são uma extensão de quem eles são e do que fazem e sentem. Em um ano, a Geração Z publicou uma média de mais de milhares de fotos e vídeos no Instagram, Snapchat, Facebook e TikTok.

Para a Geração Z, ter smartphones com uma câmera de megapixels superaltos no bolso facilitou a fotografia. No entanto, a captura contínua de fotos acumula espaço de armazenamento em seu smartphone, armazenamento em nuvem ou discos rígidos e, com isso, há o risco de perda de dados. Essa perda de dados pode ocorrer devido à exclusão acidental de imagens, danos físicos, mau funcionamento de um smartphone ou laptop etc. Nesse cenário, a recuperação de fotos pode ser um salva-vidas se você não tiver um backup de seu conteúdo visual.

Por que a geração Z deve considerar a recuperação de fotos?

Pode haver vários cenários em que a geração Z deve considerar a recuperação de fotos:

1. Exclusão

Se você excluir acidentalmente ou intencionalmente uma foto ou um álbum inteiro, ele será movido para a pasta “Recently Deleted” (Excluídos recentemente) ou “Trash” (Lixeira) do seu smartphone ou PC. Se você não perceber esse erro rapidamente, toda a foto será removida permanentemente do dispositivo. Isso ocorre porque as fotos excluídas permanecem na pasta Lixeira ou Excluídas recentemente por aproximadamente 30 dias, após os quais são removidas permanentemente.

Nesse cenário, as fotos perdidas podem ser recuperadas usando um software profissional de recuperação de fotos. No entanto, as chances de uma recuperação bem-sucedida dependem da rapidez com que você inicia a recuperação e da quantidade de dados substituídos.

2. Mau funcionamento do sistema/colapso do telefone

É raro, mas seu smartphone ou computador pode travar ou parar de funcionar às vezes, tornando suas fotos ou outros dados inacessíveis ou corrompidos. Às vezes, você pode até perder seus dados se não tiver feito backup na nuvem.

Essa situação também exige que você use uma ferramenta de recuperação de fotos para recuperar as fotos perdidas. No entanto, certifique-se de que o dispositivo não esteja fisicamente danificado, pois será necessário repará-lo para restaurar os dados perdidos.

3. Perda ou roubo do telefone

A perda do telefone é a maneira mais comum de perder suas fotos e outros dados armazenados nele. Além disso, você pode ter sincronizado seu telefone com os serviços de nuvem, mas e se a sua conta de nuvem ficar sem armazenamento ou pedir que você faça upgrade para obter mais armazenamento? Nesse caso, os serviços de nuvem deixarão de fazer o backup das fotos armazenadas em seu smartphone.

Nesse cenário, você pode restaurar os dados do seu smartphone somente com um plano de backup sólido; caso contrário, não poderá fazer nada.

4. Os cartões de memória e as unidades USB podem ser corrompidos ou perdidos

Se você estiver usando um cartão de memória para aumentar o tamanho do armazenamento do seu smartphone, ele estará sujeito a falhas. Além disso, se tiver armazenado arquivos de mídia ou dados confidenciais na unidade USB, ela também estará vulnerável à perda de dados. As unidades USB, os cartões de memória e outras unidades externas podem ficar inacessíveis, corrompidos ou danificados por vários motivos, como ejeção inadequada, perda repentina de energia durante a transferência de dados etc.

Se o seu disco rígido externo, unidade USB ou cartão de memória ficar inacessível ou corrompido, você precisará primeiro reparar o cartão SD/USB e depois usar um software de recuperação de fotos, como o Stellar Photo Recovery, para recuperar as fotos perdidas.

“Tive um ótimo dia capturando fotos e vídeos impressionantes do dia a dia em minha viagem à Espanha com meus amigos usando meu telefone Android. Mais tarde, enquanto organizava o conteúdo visual do cartão SD do telefone em meu computador, acidentalmente Shift + Deletei todos os vídeos do meu computador. Tentei imediatamente procurar as fotos e os vídeos na Lixeira, mas eles não estavam lá. Existe alguma maneira de recuperar fotos e vídeos excluídos do cartão SD do meu telefone Android? Por favor, me ajude!”

Como recuperar fotos excluídas usando o software Photo Recovery?

Se você se encontrar em uma situação como essa, é normal se sentir desanimado. Ainda assim, é preciso ter calma para recuperar fotos ou vídeos excluídos do cartão SD do smartphone.

Um software profissional de recuperação de fotos é a única solução para a Geração Z recuperar fotos excluídas do cartão de memória do smartphone. Entretanto, com tantos softwares de recuperação de fotos disponíveis, você pode ficar confuso ao escolher a ferramenta certa para suas necessidades. Lembre-se sempre de que, ao selecionar a ferramenta de recuperação de conteúdo visual, certifique-se de que ela restaure os arquivos multimídia sem afetar sua qualidade original.

O Stellar Photo Recovery é um desses softwares que recupera fotos e vídeos excluídos do cartão SD do telefone Android. As fotos e os vídeos excluídos são restaurados com o nome do arquivo, a data e o registro de data e hora originais. Ele recupera milhares de arquivos JPEG, JPG, PNG, MOV, MP4 e outros arquivos de mídia.

  • Insira o cartão SD de seu smartphone no computador usando um leitor de cartão SD;
  • Baixe e instale o software Stellar Photo Recovery em seu Windows e Mac. Depois de instalado, inicie o software para prosseguir;
  • Selecione o cartão SD de onde você perdeu o conteúdo visual. Clique em Scan;

Stellar Data Recovery

  • O software iniciará a varredura do cartão SD e mostrará o progresso da varredura.

Stellar Data Recovery

  • Após a conclusão da verificação, você verá uma lista de arquivos recuperáveis. Use o recurso de visualização para garantir que as fotos estejam intactas e com a qualidade esperada.
  • Em seguida, selecione as fotos que deseja restaurar e clique em Recover (Recuperar).

Stellar Data Recovery

  • Em seguida, clique em Browse para selecionar um local adequado para salvar as fotos recuperadas e clique em Start Saving para iniciar o processo de salvamento.

Observação - O sucesso da recuperação de fotos depende das condições do cartão SD e da substituição de dados, se houver.

Como a Geração Z pode evitar a perda de dados digitais?

Fazer backups regulares dos dados, usar um software antivírus profissional e ativar a sincronização automática podem fazer toda a diferença para evitar a perda de seu conteúdo visual.

  • Faça backup de seus dados regularmente

Tente salvar várias cópias de seus dados como parte de sua rotina. Há muitas maneiras de fazer isso:

Discos rígidos externos: você pode armazenar os dados do smartphone no computador ou em qualquer disco rígido externo e salvar os dados do computador apenas no disco rígido externo.

Serviços em nuvem: os backups na nuvem são uma solução viável para toda a geração Z ou Millennial. Tente usar o iCloud, o Google Fotos, o Dropbox e o Microsoft OneDrive para salvar os dados de seu dispositivo. Para protegê-los, salve uma cópia dos dados de seu dispositivo em cada um dos dois serviços de nuvem diferentes.

  • Use somente software antivírus confiável

Certifique-se de que todos os seus dispositivos estejam seguros e protegidos. Instale somente software antivírus confiável em seu dispositivo para protegê-lo contra malware, cavalos de Troia, vírus etc.

Não instale nenhum aplicativo em um smartphone ou software em um laptop/PC a partir de um site não confiável.

  • Habilite a sincronização automática

Muitos serviços de nuvem, como iCloud, Google Photos etc., oferecem um recurso de sincronização automática que garante que o backup de suas fotos e vídeos seja feito instantaneamente quando você os grava.

Conclusão: mantenha seu conteúdo visual em vários locais

Diversifique os locais onde você armazena seus arquivos de conteúdo virtual, fotos ou vídeos. Quanto mais locais você mantiver seu conteúdo digital, mais oportunidades terá de recuperar fotos perdidas. Se um desses locais for comprometido, seja a memória interna do seu dispositivo ou os serviços de nuvem, você ficará satisfeito por ter backups de suas fotos ou vídeos.

Entretanto, se não conseguir manter o backup, o último recurso é usar um software profissional de recuperação de fotos para recuperar o conteúdo visual perdido ou excluído.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!