Sociedade

Cacto em casa: quais cuidados é preciso ter com a planta?

O cacto tem se mostrado uma planta comumente aceita nos lares dos brasileiros para decoração. Por ser exótica e habitar climas muito quentes, é preciso conhecer algumas informações para cultivá-la.

DINO
Publicado em 01/07/2021, às 09h31 - Atualizado às 09h33

FacebookTwitterWhatsApp

Saber como plantar cactos é importante quando se pretende variar na decoração. Estas plantas exóticas estão sendo cada vez mais procuradas para montar um espaço verde dentro de casa. Isso acontece porque a espécie é de fácil cuidado e consegue se adaptar a diversos ambientes.

Os cactos pertencem à família das cactáceas e sobrevivem em lugares quentes ou áridos através do acúmulo de água em seus tecidos. Essa característica faz com que sejam plantas suculentas, nomenclatura dada a uma planta cuja raiz, o talo ou as folhas foram engrossados para permitir o armazenamento de água em quantidades muito maiores que nas plantas normais.

Sendo assim, é necessário conhecer algumas dicas para cuidar da planta e mantê-la saudável:

1) Plantar o cacto

Escolher um vaso raso, preferencialmente de cerâmica. É importante que ele tenha drenagem para não afogar a planta. Colocar cascalhos ou areia na terra. Utilizar adubo de nitrogênio e fósforo. Durante o plantio, recomenda-se usar luvas para não machucar as mãos. Após esse processo, é preciso fazer mais uma camada de cascalhos ou areia próxima ao cacto.

Deixar o vaso exposto ao sol, pois isso é essencial para que a planta cresça. Evitar lugares abafados. Nesse primeiro momento, a rega deve ser feita apenas uma vez por mês, com volume adequado, até que a planta saia pelos orifícios do vaso.

Se estiver no inverno, não coloque água, pois isso facilitará o acúmulo de fungos e bactérias. Se estiver no verão, utilize adubo diluído em água para fertilizar a planta;

Caso o desenvolvimento esteja lento, pode significar que o vaso não tenha o tamanho indicado. Assim, faça o replantio em um recipiente maior.

2) Como cuidar de cactos?

- Para ter cactos maiores, serão necessários vasos maiores, pois a raiz só permite o crescimento naquele espaço;

- Regue uma vez por semana em dias de calor;

- Em temporadas de frio, é preciso reduzir a frequência da rega para um intervalo de 15 dias;

- Deixar a planta exposta ao sol;

- Retirar folhas amareladas, pois o cacto não vai crescer e pode estar sugando energia do resto da planta;

- Não utilize pedras de mármore, pois elas podem ser tóxicas. A ideia é optar por materiais orgânicos;

- Adubar com frequência.

*Por Giuliana Flores, marketplace de flores e itens presenteáveis.

http://www.giulianaflores.com.br

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!