A BRIGA DAS CEBOLAS

Vídeo: cebola em promoção gera tumulto em supermercado no DF

Com inflação em alta e endividamento dos brasileiros em recorde histórico, clientes se acotovelaram por cebola a R$ 1,00 o quilo em supermercado de Planaltina

Da redação
Publicado em 02/05/2022, às 14h50 - Atualizado às 16h48

FacebookTwitterWhatsApp
Clientes na gôndola de cebolas do supermercado Vídeo: cebola em promoção gera tumulto em supermercado no DF Clientes brigando por cebola em supermercado - Imagem: Reprodução / Renato Souza@Twitter
Clientes na gôndola de cebolas do supermercado Vídeo: cebola em promoção gera tumulto em supermercado no DF Clientes brigando por cebola em supermercado - Imagem: Reprodução / Renato Souza@Twitter

Nada menos que cebolas em promoção foram o catalisador de uma confusão generalizada em um supermercado em Planaltina, no DF. Um vídeo, que mostra clientes desesperados se acotovelando para alcançar as hortaliças viralizou nas redes sociais, após ser divulgado pelo repórter Renato Souza, neste domingo (1º), dia internacional do trabalhador.

Segundo informações, em uma promoção de inauguração, o mercado onde ocorreu a confusão estava vendendo cebola, alho, beterraba, banana e outros vegetais, além de frutas e legumes por R$ 0,99 o kg.

Imagens de clientes se acotovelando não são incomuns, mas geralmente ocorrem em promoções relacionadas a bens duráveis. Rapidamente, a briga pelas cebolas chamou a atenção de autoridades, que relacionaram o evento às altas da inflação, ao encarecimento de produtos essenciais e à política econômica do atual governo.

“Nossa população desesperada com o preço dos alimentos, a cebola aumentou 10,55%, não dá para substituir. Quem cozinha sabe que a gente usa cebola todo dia”, comentou a deputada federal Benedita da Silva ao compartilhar o vídeo. “Imagina se a promoção fosse de cenoura e o tomate, que apresentaram um encarecimento ainda maior, de 195% e 117,49% neste último ano”, especulou.

Anúncio da promoção do supermercado foto - Vídeo: cebola em promoção gera tumulto em supermercado no DF (Imagem: Reprodução)

O preço da cebola subiu mais de 10% nos últimos 12 meses, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), do IBGE. Já a inflação, aponta o mesmo índice, acumula 12,03% de alta no mesmo período.

Em abril, a inadimplência entre brasileiros atingiu nova marca histórica. Um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgado hoje (2), aponta que de cada mil famílias brasileiras, 777 estão endividadas.  

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!