LUTA PELA VIDA

Surfista salva militar encurralado no mar do RJ; assista

Bombeiro guarda-vidas foi encurralado entre ondas violentas e paredão de pedra ao resgatar outro atleta. Surfista desceu paredão com prancha, evitou que militar se afogasse e foi aplaudido por multidão aflita

Da redação
Publicado em 17/04/2022, às 11h58 - Atualizado às 13h44

FacebookTwitterWhatsApp
Surfista descendo paredão de pedra, instantes antes de salvar guarda-vidas CAPA - Surfista salva militar encurralado no mar do RJ; assista - Imagem: Reprodução / Janaína Pedroso
Surfista descendo paredão de pedra, instantes antes de salvar guarda-vidas CAPA - Surfista salva militar encurralado no mar do RJ; assista - Imagem: Reprodução / Janaína Pedroso

Demetrius dos Santos, um militar de 38 anos, foi salvo na tarde desta sexta (15) pelo surfista Renan ‘Byruleyby’ Souza, de 30, enquanto era tragado pelas águas de uma intensa ressaca na praia de São Conrado, na Zona Sul do Rio de Janeiro (RJ). No local, acontecia o Campeonato Brasileiro de bodyboard.

Com sua prancha a tiracolo, Renan, um dos competidores, deslizou por um íngreme paredão de rochas e se jogou no mar em socorro ao bombeiro  (assista abaixo). Uma multidão aflita acompanhou o resgate e aplaudiu o surfista quando ele conseguiu chegar ao militar que se afogava .

Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Nortehttps://bit.ly/newslettercostanorte& leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Segundo os Bombeiros do RJ, o militar participava de um outro resgate, quando foi jogado pela ressaca contra um paredão de rochas. Após o surfista evitar que o bombeiro se afogasse, os dois foram deixados em segurança na praia por um helicóptero do Corpo de Bombeiros que já sobrevoava a área para realizar o resgate de outro competidor arrastado pelas águas.

Ao portal Origem do Surf, Renan disse que decidiu agir quando percebeu que o militar estava ficando sem forças. “Ele foi um herói. Foi salvar uma vida e acabou tomando na cabeça. Ele até conseguiu subir nas pedras uma hora, mas veio uma onda que arremessou ele no buraco. O helicóptero não conseguia ver ele. Naquela hora eu vi que se eu não pulasse ele iria morrer. Ele já não movimentava as pernas”, explicou o atleta.

No vídeo, para o espanto de uma multidão que assiste impotente ao afogamento do bombeiro, Renan desliza segurando sua prancha pelo paredão de pedra. “Ele é doido”, diz um. “Ele é maluco", completa outro. “Tem que ajudar o cara, o cara tá passando mal”, opina um terceiro. “Aaaai”, brada com agonia uma voz feminina, na hora que o surfista se joga na água. Pouco depois, o atleta chega ao guarda-vidas e evita que ele submerja. 

O CBMERJ (Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro) disse em nota que foi acionado para resgatar um surfista jogado nas pedras durante o campeonato de bodyboard. “Um dos guarda-vidas que participaram do resgate também colidiu com as pedras durante o socorro prestado”, explica o órgão.

O militar sofreu escoriações pelo corpo e foi encaminhado para o Hospital Central Aristarcho Pessoa (HCAP) onde ficou em observação. O surfista que mobilizou o resgate foi içado até a areia pelo helicóptero dos bombeiros, de quem recebeu os primeiros socorros e, em seguida, foi levado por uma ambulância contratada pela organização do campeonato ao Hospital Municipal Miguel Couto.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!