PROJEÇÕES FUTURAS

Nasa cria ferramenta que mostra aumento da maré no litoral de São Paulo

Cidade mais próxima apontada pela ferramenta é Cananéia que em 2020 marcou 0,07 m; já em 2050 estima-se avanço para 0,28 m

Da redação
Publicado em 17/08/2021, às 16h45 - Atualizado às 17h18

FacebookTwitterWhatsApp
Nasa cria ferramenta que mostra aumento da maré no litoral de São Paulo - Foto: Projeto Tamar
Nasa cria ferramenta que mostra aumento da maré no litoral de São Paulo - Foto: Projeto Tamar

Uma nova ferramenta desenvolvida por engenheiros da Nasa prevê como 293 cidades portuárias do mundo serão afetadass pelo derretimento de porções diferentes de todas as massas de gelo no mundo.

O litoral de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Belém estão no mapa da ferramenta Sea Level Change. Em São Paulo, a cidade mais próxima apontada pela ferramenta é Cananéia que, em 2020 marcou 0,07 m, já em 2050 estima-se avanço para 0,28 m.

A projeção do nível do mar que torna os dados extensos, sobre o aumento futuro do nível do mar do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), é facilmente acessível ao público e a todos com interesse no planejamento das mudanças que virão.

O IPCC tem fornecido avaliações em escala global do clima da Terra a cada cinco a sete anos desde 1988, com foco nas mudanças de temperatura, cobertura de gelo, emissões de gases de efeito estufa e nível do mar em todo o planeta.

Suas projeções do nível do mar são informadas por dados coletados por satélites e instrumentos em solo, bem como por análises e simulações em computador.

Em São Paulo, a cidade mais próxima apontada pela ferramenta é Cananéia Nasa cria ferramenta que mostra aumento da maré no litoral de São Paulo (Foto: Nasa)

De acordo com a Nasa, a ferramenta pode exibir os níveis futuros do mar em vários cenários socioeconômicos e de emissão de gases de efeito estufa, incluindo um futuro de baixas emissões, uma trajetória de “negócios como de costume” com emissões em seu caminho atual e um cenário de “emissões aceleradas”.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApphttps://bit.ly/costainfolitoral3& receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Um futuro de baixa emissão, por exemplo, ocorreria se a humanidade reduzisse suas emissões de gases de efeito estufa, diminuindo os efeitos da mudança do nível do mar provocada pelo clima. A outra extremidade do espectro de emissões produz projeções com o aumento mais rápido do nível do mar, informações que podem ser úteis para o planejamento costeiro que leva em conta possibilidades menos prováveis, mas potencialmente mais destrutivas.

“O objetivo é fornecer os dados de projeção no relatório do IPCC de uma forma utilizável, ao mesmo tempo em que fornece uma visualização fácil dos cenários futuros”, disse Ben Hamlington, um cientista pesquisador do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa. no sul da Califórnia, que lidera o Nível do Mar da agência Equipe de ciência da mudança.

A ferramenta de projeção do nível do mar deve ajudar as pessoas em todos os níveis de governo em países ao redor do mundo a prever cenários futuros e desenvolver os recursos costeiros de acordo. “Tornar a ciência do nível do mar acessível é nosso objetivo principal”, disse Carmen Boening, oceanógrafa da Nasa que também dirige o Portal do Nível do Mar da agência, que hospeda a ferramenta de projeção.

Confira a plataforma clicando aqui.

Siga o Costa Norte no GOOGLE NEWS

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!