ECONOMIA

Guedes diz que economia brasileira não passa por choque externo

Ministro participa de audiência virtual em comissão do Congresso

Kelly Oliveira/Agência Brasil
Publicado em 30/04/2020, às 09h49 - Atualizado em 24/08/2020, às 07h36

FacebookTwitterWhatsApp
Marcelo Casal Jr/Agência Brasil
Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse hoje, 30, que o Brasil não está passando por choque externo por causa da pandemia da covid-19.

Guedes participa de audiência pública virtual na Comissão Mista do Congresso de Acompanhamento das Medidas Relacionadas à Covid-19.

Participe dos nossos grupos ℹ  http://bit.ly/CNAGORA7  🕵‍♂Informe-se, denuncie!

Segundo Guedes, as previsões iniciais de queda da economia neste ano eram de 6%, sendo que desse percentual um terço viria de impacto externo, gerado por queda das exportações e interrupção de comércio, entre outras. “E dois terços seriam da disrupção interna, pelo fato de fazermos o isolamento social, interrupção de cadeias de pagamento e desaquecimento”, explicou.

O ministro disse, no entanto, que o choque externo não está acontecendo. “As exportações para os Estados Unidos e para a Argentina, os dois maiores parceiros depois da China, caíram acima 30%. Para União Europeia caíram 2% [ou] 3%. Mas para a China, [as exportações] subiram 25%, 26%. Como a China é mais do que a soma de Estados Unidos, Argentina e União europeia, as exportações brasileiras estão inalteradas".

O ministro disse que se a queda da economia prevista inicialmente que era de 6% agora está em 4%.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!