DESASTRE

Gruta desmorona em SP e ao menos 12 bombeiros são soterrados

Três pessoas foram resgatadas com fraturas e hipotermia; outras nove continuam desaparecidas

Da redação
Publicado em 31/10/2021, às 15h00 - Atualizado às 15h12

FacebookTwitterWhatsApp
Equipes do Corpo de Bombeiros no local do desmoronamento; ao menos nove pessoas continuam desaparecidas Gruta desmorona em SP e ao menos 12 bombeiros são soterrados - Imagem: Divulgação / Corpo de Bombeiros
Equipes do Corpo de Bombeiros no local do desmoronamento; ao menos nove pessoas continuam desaparecidas Gruta desmorona em SP e ao menos 12 bombeiros são soterrados - Imagem: Divulgação / Corpo de Bombeiros

Ao menos doze bombeiros civis foram soterrados após um desmoronamento na gruta Duas Bocas, em Altinópolis, no interior de São Paulo (440 quilômetros de Santos), na madrugada deste domingo (31).  

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, três pessoas foram resgatadas do local com fraturas e hipotermia e nove pessoas permanecem desaparecidas.

As informações iniciais indicavam que o acidente havia acontecido na Gruta Itambé, mas foram atualizadas pelo Corpo de Bombeiros da PMESP por volta das 14h30 deste domingo.

O número de atingidos também foi atualizado pela corporação para um número menor. Segundo a corporação, 75 bombeiros, em 20 viaturas, além do Samu e policiamento atuam no local do acidente.

Segundo o órgão, 26 pessoas faziam um treinamento de bombeiro civil pela escola Real Lifre, de Ribeirão Preto, no interior da gruta quando houve o soterramento. Imagens divulgadas pelos Corpo de Bombeiros mostram as equipes trabalhando sem maquinário em um local estreito e pouco iluminado.

Com várias grutas, cavernas e cachoeiras, Altinópolis é um pólo ecoturístico. De acordo com a gestão municipal da cidade duas pessoas resgatadas receberam alta do Hospital de Misericórdia, na cidade.

A SSP (Secretaria de Segurança Pública) afirma que, às 11h30, uma equipe de especialistas em resgate decolou de São Paulo em direção ao local do ocorrido. A equipe, diz a SSP, é composta por  técnicos da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e um geólogo do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).

O órgão afirmou que um destacamento do GEAD (Grupo de Atendimento em Emergência e Desastre) também está a caminho do local e dois helicópteros Águia estão disponíveis para apoiar as buscas.  

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!