Governador Tarcísio de Freitas transferiu gabinete para São Sebastião e prioriza ações de resgate, auxílio e reconstrução dos municípios
O Governo de São Paulo integrou todas as secretarias e órgãos estaduais para dar uma rápida resposta diante de uma das maiores tragédias já registradas no Estado, com as fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte durante o feriado prolongado do Carnaval.
Do alerta para a ocorrência do temporal naquela região, emitido pela Defesa Civil na quinta-feira (16) até o momento, o trabalho vem sendo incessante para garantir o resgate de desaparecidos, socorro às famílias desabrigadas e a reconstrução dos municípios afetados.
Leia também: São Vicente envia ambulância para resgate de vítimas no Litoral Norte de SP
As primeiras equipes de resgate começaram a trabalhar tão logo as fortes chuvas causaram deslizamentos, destruíram casas e deixaram milhares moradores dos municípios do Litoral Norte que ficaram isolados, principalmente em São Sebastião. Nas primeiras horas de domingo (19) o governador Tarcísio de Freitas se deslocou para a região para acompanhar de perto o resgate de sobreviventes, a localização de desaparecidos, o amparo às famílias, atendimento médico, fornecimento de água, energia e alimentos e reabertura de ruas e estradas.
Criação de um gabinete
Juntamente com a prefeitura de São Sebastião, o Governo Estadual criou um gabinete para articular ações rápidas para garantir o socorro à população. A primeira providência veio com a decretação do estado de calamidade pública em Bertioga, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba. Foram liberados, de forma imediata, R$ 7 milhões para a Defesa Civil agir nos municípios envolvidos.
Desde então, secretários de Estado têm acompanhado o governador na articulação de frentes de trabalho que resultaram, até agora, na desobstrução da rodovia Rio-Santos e de acessos a bairros que ficaram isolados, além do apoio às vítimas. A ajuda partiu de todos os lados, inclusive sociedade civil, setor privado e organizações não governamentais. Uma ação para arrecadação encabeçada pelo Fundo Social do Estado tem garantido doações em dinheiro, alimentos, roupas e águas aos desabrigados.
Comentários