PROTESTO

Entregadores planejam “apagão dos apps” para esta sexta-feira (1º)

Protesto contra condições de trabalho precárias deve atingir apps como Ifood e Rappi

Esther Zancan
Publicado em 30/03/2022, às 09h59 - Atualizado às 10h22

FacebookTwitterWhatsApp
Post no Instagram chamando para o ato desta sexta-feira (1º) Entregadores planejam “apagão dos apps” para esta sexta-feira (1º) Mochila de entrega de delivery vermelha com dizeres conclamando para protestos no da 1º de abril - Reprodução/Instagram
Post no Instagram chamando para o ato desta sexta-feira (1º) Entregadores planejam “apagão dos apps” para esta sexta-feira (1º) Mochila de entrega de delivery vermelha com dizeres conclamando para protestos no da 1º de abril - Reprodução/Instagram

Como forma de protesto contra o que consideram precárias condições de trabalho, entregadores de aplicativos de delivery planejam para esta sexta-feira, 1º de abril, um “apagão dos apps”. E não é mais uma pegadinha do Dia da Mentira, não.

Há até um perfil no Instagram (@apagaodosapps) chamando para o movimento. A ideia é fazer um boicote a apps como Ifood, Rappi e outros, em busca de “dignidade e respeito ao trabalho e à vida”.

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApphttps://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

“Nossas vidas valem mais que o lucro deles! Vidas antes do lucro. Por nenhum direito a menos. Vamos à luta!”, diz uma das postagens do perfil.

Em outro post, um desenho lembra que o entregador não é empregado do restaurante, nem de quem encomenda e nem do app, não tem folga aos fins de semana, férias, plano de saúde e também não vai se aposentar.

O idealizador do movimento, conhecido como “Galo”, que se diz do “Movimento dos Entregadores Antifascistas”, apela, em um post no Twitter, para que os clientes também não usem apps de carona nesse dia e ainda que entrem na Play Store para deixar comentários negativos contra os apps.

O movimento teve início em julho de 2021. No dia 23 daquele mês, houve um “tuitaço” com a hashtag #apagãodosapps bem ao meio-dia, horário de pico de uso dos apps de delivery de comida. É possível que, nesta sexta, alguns trabalhadores entrem em greve e que haja protestos. Portanto, se você costuma pedir seu almoço via apps, fique atento para não passar fome.  

Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte ➥ https://bit.ly/newslettercostanorte & leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!