ELE FICA!

Doria recua, cancela agenda de ‘despedida’ e desiste da Presidência

Ninho tucano foi surpreendido com decisão do governador em permanecer no comando do governo estadual; após decisão, vice-governador Rodrigo Garcia sai da secretaria e Doria deve sair do PSDB

Da redação
Publicado em 31/03/2022, às 09h14 - Atualizado às 10h20

FacebookTwitterWhatsApp
governador soma apenas 3% das intenções de voto e ocupa a quinta colocação Pesquisa Presidencial - Fonte: PoderData
governador soma apenas 3% das intenções de voto e ocupa a quinta colocação Pesquisa Presidencial - Fonte: PoderData

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou na manhã desta quinta-feira (31), que desistiu de concorrer à presidência da república pelo PSDB e avisou que não vai mais deixar o cargo hoje, como estava previsto. Decisão repentina surpreendeu aliados e gerou mal-estar no ninho tucano.

Segundo Pedro Venceslau, do Estadão, Doria cancelou todas as agendas externas nas quais faria sua "despedida" do governo paulista e vai fazer o anúncio oficial em um ato com prefeitos à tarde no Palácio dos Bandeirantes. O tucano também vai deixar o PSDB, mas não pretende concorrer à reeleição.

Mal-estar entre tucanos

Também surpreendido pela notícia na manhã de hoje, o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB), que era apresentado por Doria como o "CEO" de sua administração e assumiria o cargo, pediu demissão da Secretaria de Governo.

A senha para a mudança de planos foi dada na noite desta quinta-feira, 30, em um discurso de 53 minutos para uma plateia de amigos, empresários, aliados e secretários, sem a presença de Garcia, no qual disse que "não parte do pressuposto" que será candidato e sinalizou que aceitaria abrir mão da disputa. "Não faço imposição do meu nome, pelo contrário. Não parto do pressuposto que tem de ser eu. É preciso ter grandeza e espírito elevado", afirmou o governador paulista.

No domingo (27), o governador do maior estado do Brasil afirmou que uma articulação de parte do PSDB para retirá-lo da disputa presidencial é um “golpe” e uma “tentativa de corroer a democracia”.

Em novembro do ano passado, Doria derrotou Eduardo Leite e Arthur Virgílio nas prévias tucanas (eleições internas do partido), mas, diante de seu fraco desempenho nas pesquisas de intenção de voto, integrantes do PSDB não escondiam a defesa de um recuo por parte do paulista.

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

“Diante de prévias realizadas com o amparo da Justiça Eleitoral, com investimentos também registrados na Justiça Eleitoral – foram 10 milhões de reais investidos para que o partido fizesse suas prévias – as prévias valem”, disse Doria em coletiva de imprensa. “Qualquer outro sentimento diferente disso é golpe. Uma tentativa torpe, vil, de corroer a democracia e fragilizar o PSDB.”

Na última pesquisa PoderData, divulgada na quarta-feira (30), o governador somava apenas 3% das intenções de voto e ocupava a quinta colocação, atrás do ex-presidente Lula (PT), do presidente Jair Bolsonaro (PL), do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e do ex-juiz Sergio Moro (Podemos).

governador soma apenas 3% das intenções de voto e ocupa a quinta colocação Pesquisa Presidencial (Fonte: PoderData)

O anúncio oficial do governador deve ser realizado na tarde desta quinta-feira em uma coletiva de imprensa, às 16h.  

Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte ➥ https://bit.ly/newslettercostanorte & leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!