QUE PERIGO!

Dois balões caem no Aeroporto de Guarulhos na manhã deste domingo (20) | VÍDEO

Aeroporto teve que paralisar suas operações durante nove minutos. Soltar balões é crime no Brasil

Da redação
Publicado em 20/02/2022, às 13h31 - Atualizado às 14h07

FacebookTwitterWhatsApp
Apesar do susto, nada de mais garave ocorreu no aeroporto Dois balões caem no Aeroporto de Guarulhos na manhã deste domingo (20) | VÍDEO Balão caindo no Aeroporto Internacional de Guarulhos - Reprodução/Redes Sociais
Apesar do susto, nada de mais garave ocorreu no aeroporto Dois balões caem no Aeroporto de Guarulhos na manhã deste domingo (20) | VÍDEO Balão caindo no Aeroporto Internacional de Guarulhos - Reprodução/Redes Sociais

O Aeroporto Internacional de Guarulhos paralisou as suas operações por cerca de nove minutos na manhã deste domingo (20) devido à queda de dois enormes balões no pátio.

Um dos balões caiu em cima de uma aeronave da companhia aérea Gol que estava parada. O artefato ficou enganchado na asa do avião.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que outro balão de grandes dimensões é desviado por funcionários do aeroporto. Segundo informações, havia o risco de ele atingir um caminhão de combustível. Assista:

Apesar do susto, e de até fumaça ter saído de um dos artefatos, nada de mais grave ocorreu. Funcionários da concessionária responsável pelo Aeroporto de Guarulhos logo recolheram os materiais. As operações voltaram às 8h49.

Crime

Por mais que seja uma prática que ainda seja muito comum no Brasil, a verdade é que soltar balões é crime. Ela está prevista na lei de crimes ambientais. A lei existe desde 1998 e foi criada para proteger a vegetação e florestas, e também as vidas humanas e de animais.

Fabricar, vender, transportar e soltar balões pode levar a penas que variam de um a  três anos de detenção e multa. 

Apesar de esta lei em específico não citar o perigo que balões podem causar à aviação, o Código Penal brasileiro, no artigo 261, prevê pena de seis meses a dois anos de prisão para quem pratique um ato que impeça ou dificulte a navegação fluvial, marítima ou aérea, ou ainda que exponha embarcação ou aeronave a perigo.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!