DIA DO INDÍGENA

Dia Nacional dos Indígenas: confira tudo sobre

A data de 19 de abril foi instituída como Dia do Índio no Brasil durante o governo do presidente Getúlio Vargas pelo Decreto-Lei nº 5.540, de 2 de junho de 1943

Da redação
Publicado em 15/03/2023, às 13h42 - Atualizado em 18/04/2023, às 16h44

FacebookTwitterWhatsApp
A aldeia indígena Rio das Silveiras está localizada em uma região limítrofe entre Bertioga e São Sebastião, sendo que alguns indígenas votam em duas escolas públicas no bairro de Boraceia, por estarem mais próximas da aldeia  Crianças indígenas - Renata de Brito/PMB
A aldeia indígena Rio das Silveiras está localizada em uma região limítrofe entre Bertioga e São Sebastião, sendo que alguns indígenas votam em duas escolas públicas no bairro de Boraceia, por estarem mais próximas da aldeia Crianças indígenas - Renata de Brito/PMB

A data de 19 de abril foi instituída como Dia do Índio no Brasil durante o governo do presidente Getúlio Vargas pelo Decreto-Lei nº 5.540, de 2 de junho de 1943. Essa escolha se deu em virtude do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado em 1940 no México, que teve a participação de representantes do Brasil e de outros países da América.

Durante o congresso, foi proposto que cada país escolhesse uma data para comemorar o Dia do Índio e o Brasil adotou o dia 19 de abril em homenagem aos povos indígenas e à sua luta histórica pela preservação de seus direitos e suas culturas.

Índio ou Indígena?

O termo "índio" para se referir aos povos indígenas é considerado ofensivo e inadequado atualmente porque ele tem origem na época da colonização das Américas pelos europeus. Quando os exploradores chegaram ao continente, acreditaram ter chegado às Índias e, por isso, chamaram os povos que encontraram de "índios". Este termo acabou sendo perpetuado e utilizado até os dias de hoje apesar de não ser correto nem respeitoso.

A aldeia indígena Rio das Silveiras está localizada em uma região limítrofe entre Bertioga e São Sebastião, sendo que alguns indígenas votam em duas escolas públicas no bairro de Boraceia, por estarem mais próximas da aldeia Crianças indígenas (Renata de Brito/PMB)

A palavra "índio" sugere que esses povos são originários da Índia, o que não é verdade. Além disso, a utilização desse termo muitas vezes é acompanhada de estereótipos e preconceitos, reforçando uma visão colonizadora e discriminatória da história dos povos indígenas.

Por isso, é mais adequado e respeitoso utilizar termos como "povos indígenas", "populações tradicionais" ou "nativos" entre outros, pois reconhecem a diversidade e a complexidade dessas culturas e respeitam a identidade e a história.

Indígenas e o Brasil

Os povos indígenas são os primeiros habitantes do território brasileiro com uma história que remonta a milhares de anos antes da chegada dos europeus. Atualmente, existem cerca de 240 etnias e mais de 800 mil indígenas distribuídos em todo o país.

Esses povos possuem culturas ricas e diversas; línguas, costumes, rituais, tradições e modos de vida únicos. Muitas ainda lutam para sobreviver e preservar suas tradições, enfrentando diversas formas de preconceito, discriminação e violência.

Além disso, no Brasil, os povos indígenas têm seus direitos garantidos pela Constituição Federal de 1988 que reconhece a sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, bem como o direito sobre suas terras e recursos naturais. No entanto, a aplicação destes direitos muitas vezes é precária e os povos indígenas continuam lutando pela sua autonomia, dignidade e sobrevivência.

Índigena da Aldeia Ribeirão Silveira com pintura tradicional durante Festival Indígena de Bertioga Capa - Guaranis da aldeia Rio Silveira abrem as portas de seu território no litoral de SP em celebração ao Dia do Índio Índigena com pintura tradicional no r (Imagem: Divulgação FIB / Prefeitura de Bertioga)

Primeiro Congresso Indigenista Interamericano

O Primeiro Congresso Indigenista Interamericano foi realizado em 1940 na cidade de Patzcuaro no México. O evento reuniu representantes de diversos países do continente americano com o objetivo de discutir políticas públicas para a proteção dos direitos e das culturas dos povos indígenas.

O congresso foi organizado pelo governo mexicano em parceria com a União Pan-Americana, que mais tarde se tornaria a Organização dos Estados Americanos (OEA). Durante o evento, foram discutidos temas como a proteção dos direitos indígenas, a preservação das línguas e culturas indígenas, o acesso à educação e à saúde entre outros.

O congresso teve grande importância para a defesa dos direitos dos povos indígenas e sua realização foi um marco histórico na luta pela valorização e proteção das culturas indígenas na América Latina.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!