CLIMA ESQUENTOU

Calheiros chama Bolsonaro de 'serial killer' e quer banir presidente das redes sociais

Senador e presidente da República voltam a trocar farpas e clima esquenta antes de relatório final da CPI da covid

Da redação
Publicado em 26/10/2021, às 15h33 - Atualizado às 16h13

FacebookTwitterWhatsApp
Novo embate entre Calheiros e Bolsonaro surgiu após presidente associar vacina contra covid-19 ao vírus da Aids Calheiros chama Bolsonaro de 'serial killer' e quer banir presidente das redes sociais Renan Calheiros e Jair Bolsonaro, lado a lado, em montage - Foto Adriano Machado/Reuters
Novo embate entre Calheiros e Bolsonaro surgiu após presidente associar vacina contra covid-19 ao vírus da Aids Calheiros chama Bolsonaro de 'serial killer' e quer banir presidente das redes sociais Renan Calheiros e Jair Bolsonaro, lado a lado, em montage - Foto Adriano Machado/Reuters

Relator da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) pediu, nesta terça-feira (26), a responsabilização do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pela declaração da live do último dia 23. Na oportunidade, Bolsonaro citou relatórios oficiais do Reino Unido que teriam sugerido que pessoas totalmente vacinadas contra a covid estariam desenvolvendo a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, a Aids.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/cnlitoralconectado4E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

No mesmo dia, a Sociedade Brasileira de Infectologia emitiu nota dizendo que não se conhece nenhuma relação entre qualquer vacina contra a covid e o desenvolvimento de Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. Além disso, reforçou que pessoas com HIV/Aids devem ser completamente vacinadas contra a covid e, ainda, repudiou toda notícia falsa que faça menção a essa associação.

"Tal episódio reforça a decisão do presidente da República de continuar propagando informações falsas, em sua campanha antivacina deletéria para a população brasileira", escreveu o relator.

O pedido de Calheiros é que sejam adotadas ações para afastar Bolsonaro de todas as redes sociais, "para a proteção da população brasileira".

Chumbo trocado

Na última quinta-feira (21), Bolsonaro fez graves acusações contra Calheiros. O presidente afirmou que chamá-lo de "vagabundo" era elogio e acusou o parlamentar de estar envolvido em "maracutaias" em Brasília. A declaração do chefe do Executivo aconteceu durante a cerimônia de inauguração da obra do trecho final do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco em São José de Piranhas (PB).

O que é uma CPI?

Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) é um instrumento utilziado por integrantes do Poder Legislativo (vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores) com o objetivo de investigar fato determinado de grande relevância ligado à vida econômica, social ou legal do país, de um estado ou de um município. Apesar de possuir poderes de Justiça e uma série de prerrogativas, esses comitês não podem estabelecer condenações a pessoas.

O que a CPI da covid investiga?

A Comissão trabalhr para apurar possíveis falhas e omissões na atuação do governo federal no combate à pandemia  do novo coronavírus. O repasse de recursos a estados e municípios também foi incluído na CPI e está na mira dos parlamentares. A CPI foi instalada pelo Senado Federal em 27 de abril de 2021, depois de uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!