PREJUÍZO

Caiu tudo: Americanas, Submarino e Shoptime estão fora do ar

Procon-SP notifica empresa sobre o ocorrido

Da redação
Publicado em 22/02/2022, às 11h12 - Atualizado às 11h53

FacebookTwitterWhatsApp
As lojas físicas da Americanas continuam funcionando normalmente Caiu tudo: Americanas, Submarino e Shoptime estão fora do ar Fachada de uma loja das Americanas - Divulgação
As lojas físicas da Americanas continuam funcionando normalmente Caiu tudo: Americanas, Submarino e Shoptime estão fora do ar Fachada de uma loja das Americanas - Divulgação

Os sites de e-commerce Americanas, Submarino e Shoptime estão fora do ar desde a noite do último sábado (19). As três empresas fazem parte do grupo Americanas/SA.

Quem acessa um desses três sites se depara com a seguinte informação: “A companhia informa que, por motivos de segurança, suspendeu proativamente parte dos servidores do ambiente e-commerce e atua com recursos técnicos e especialistas para normalizar com segurança o mais rápido possível”.

Aviso no site das Americanas Caiu tudo: Americanas, Submarino e Shoptime estão fora do ar Aviso sobre o ocorrido no site das Americanas (Reprodução/Site Americanas.com)

Clientes que entram em contato com a Americanas por seu perfil no Twitter são informados que as entregas de produtos já adquiridos podem sofrer atrasos.

Como as vendas por meio dos e-commerces representam 60% do total das vendas do grupo, as ações caíram 6,6% nesta segunda-feira (21).

As lojas físicas da Americanas continuam funcionando normalmente.

Procon

O Procon-SP já notificou a empresa pedindo explicações sobre o ocorrido. A Americanas deverá esclarecer quando o problema foi constatado; qual a previsão para sua regularização; quais providências e procedimentos relativos aos protocolos de segurança foram implementados; e quais medidas foram tomadas para minimizar possíveis danos decorrentes do ataque noticiado.

Ainda segundo o Procon, também foram solicitadas explicações sobre que tipo de transações e operações foram e ainda estão comprometidas; quais os impactos para o consumidor; se o ataque afetou o banco de dados da empresa e que tipo de informações foram afetadas.

A Americanas tem até esta terça-feira (22) para apresentar os esclarecimentos. Até às 11h30 da manhã desta terça, os sites continuavam fora do ar. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!