CRIME DIGITAL

13 milhões de usuários do Bilhete Único têm dados vazados em ataque hacker

Empresa disse que cartões continuam ativos com saldos preservados

Da redação
Publicado em 23/12/2022, às 12h34 - Atualizado às 13h52

FacebookTwitterWhatsApp
Segundo SPTrans, cartões de Bilhete Único permanecem ativos com saldos preservados 13 milhões de usuários do Bilhete Único têm dados vazados em ataque hacker Catraca de bilhete único - Imagem: Reprodução / Diário do Transporte
Segundo SPTrans, cartões de Bilhete Único permanecem ativos com saldos preservados 13 milhões de usuários do Bilhete Único têm dados vazados em ataque hacker Catraca de bilhete único - Imagem: Reprodução / Diário do Transporte

Um ataque cibernético ao sistema da SPTrans resultou na exposição de dados cadastrais de 13 milhões de usuários do Bilhete Único. A empresa disse que os dados vazados têm como base o mês de abril de 2020 e que denunciou a invasão às autoridades. A SPTrans gere o sistema de transporte público da capital paulista, um dos maiores do mundo.

𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀 🔗 https://linktr.ee/costanorteoficial

De acordo com a empresa, além de login e senha do portal de serviços na internet, foram expostas informações pessoais dos usuários como nome, data de nascimento, CPF, RG, endereço e nome social, número de telefone, filiação, PIS, matrícula de aluno, estado civil, naturalidade, sexo, e-mail.

Em nota, a companhia disse que os cartões continuam ativos, com os saldos preservados, e que os usuários que tiveram os dados vazados estão sendo comunicados por e-mail a partir desta sexta (23).  A autarquia orientou os usuários a trocarem as senhas no site do Bilhete Único.

A SPTrans explicou que tomou conhecimento do ataque há cerca de uma semana e que notificou a Divisão de Crimes cibernéticos do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) da Polícia Civil e a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) e pediu uma investigação criminal para identificar a origem e a autoria do ataque.

Leia os destaques jornalísticos do dia ➥ https://bit.ly/CNgooglenoticias

“A SPTrans repudia o ato criminoso do qual, junto com a população, foi vítima e lamenta o incidente”, disse a empresa.

Leia também: Gratuidade para idosos entre 60 e 65 anos nos transportes administrados pelo estado é sancionada

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!