EMOCIONANTE

Vídeo mostra mamãe jubarte protegendo seu filhote no Oceano Pacífico

Conheça um pouco mais sobre essa gigante dos mares e seu hábitos

Esther Zancan
Publicado em 17/02/2022, às 14h34 - Atualizado às 16h15

FacebookTwitterWhatsApp
Durante o inverno e a primavera do hemisfério sul, as jubartes vão em busca de águas mais quentes, para acasalar, ter seus filhotes e amamentá-los Vídeo mostra mamãe jubarte protegendo seu filhote no Oceano Pacífico Baleia jubarte com seu bebê ao lado no O - Reprodução/SeaLegacy
Durante o inverno e a primavera do hemisfério sul, as jubartes vão em busca de águas mais quentes, para acasalar, ter seus filhotes e amamentá-los Vídeo mostra mamãe jubarte protegendo seu filhote no Oceano Pacífico Baleia jubarte com seu bebê ao lado no O - Reprodução/SeaLegacy

Um vídeo publicado pelo perfil do Instagram @discover_whales mostra mais uma vez que o instinto materno não é uma exclusividade da espécie humana. Nas emocionantes imagens captadas no Oceano Pacífico, próximo à ilha de Tonga, uma baleia jubarte protege seu bebê.

O belo flagrante foi realizado pelo perfil @sealegacy. O som de fundo no vídeo é o canto de um macho da espécie que estava um pouco distante da cena. Assista:

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➥ https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

Saiba mais sobre a espécie

A baleia jubarte é uma das mais conhecidas entre as grandes baleias. Seu nome científico é Megaptera novaeangliae, que quer dizer “grandes asas da Nova Inglaterra”. As “grandes asas” são uma referência a suas nadadeiras peitorais enormes. Já a Nova Inglaterra é a região dos Estados Unidos onde a espécie foi identificada pela primeira vez.

As baleias jubarte podem chegar até os 16 metros de comprimento e 40 toneladas.

Essas gigantes dos mares se alimentam de pequenos peixes e de organismos existentes no plâncton marinho, especialmente o krill, uma espécie de crustáceo parecida com o camarão, mas bem menor, e que é abundante no entorno da Antártica.

Outra característica das jubartes é que elas são animais migratórios. Durante o verão do hemisfério sul, elas rumam para a Antártica para se alimentarem.

Já durante o inverno e a primavera, elas vão em busca de águas mais quentes, para acasalar, ter seus filhotes e amamentá-los.

A jubarte flagrada nesse vídeo estava neste momento do ciclo de vida. Ela aproveita as águas mais quentes da região da Polinésia para cuidar e esperar  que seu lindo bebê cresça forte para encarar a longa jornada de volta até o continente antártico.

Esse mesmo ciclo acontece em águas brasileiras. É uma viagem que entre a ida e a volta possui quase nove mil quilômetros. 

* Com informações de baleiajubarte.org.br

Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte ➥ https://bit.ly/newslettercostanorte& leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!