Apesar da aparência dócil, os quatis são animais silvestres e podem reagir de forma agressiva quando se sentem ameaçados; o melhor é ficar distante

Um vídeo que mostra um bando de quatis dentro de uma residência, em Londrina (PR), no momento em que reviravam cômodos, espalhavam alimentos e causavam grande bagunça, viralizou nas redes sociais recentemente. As imagens impressionam pela quantidade de animais dentro da casa e pela facilidade com que eles circulavam pelo imóvel em busca de comida.
Embora a cena tenha chamado a atenção, situações semelhantes já fazem parte da rotina de moradores e turistas em Bertioga. Em abril deste ano, um grupo de cerca de 30 quatis surpreendeu uma família em uma casa de veraneio no município. Os animais rasgaram sacos de lixo, ocuparam a área externa da residência e chegaram a entrar na piscina, enquanto os proprietários estavam na praia.
A presença frequente dos quatis na cidade já rendeu diversos registros curiosos ao longo dos anos. Em uma ocorrência que ganhou repercussão regional, um bando de quatis invadiu um mercado e fugiu pulando o portão após se alimentar de produtos do local.
Em outro episódio, os animais foram flagrados circulando pelas dependências do quartel da Polícia Militar em Bertioga. A convivência com esses visitantes também é bastante comum na Riviera de São Lourenço, onde moradores frequentemente encontram quatis, gambás e outros animais silvestres circulando pelas ruas e áreas residenciais.
Diante dessas ocorrências, especialistas e órgãos ambientais reforçam a importância de evitar a aproximação com os animais. Conforme orientações divulgadas pela Riviera de São Lourenço, a população não deve alimentar os quatis nem tentar tocá-los. Também é recomendado manter lixeiras fechadas, evitar deixar restos de alimentos expostos e observar os animais a distância.
Apesar da aparência dócil, os quatis são animais silvestres e podem reagir de forma agressiva quando se sentem ameaçados, além de dependerem da alimentação encontrada em seu habitat para manter o equilíbrio ambiental.