ELA É MUITO FOFA!

Tartaruga-gigante de Galápagos albina nasce em zoológico

Tartaruga com albinismo nasceu em zoológico da Suíça. Nunca havia sido observada a condição nesta espécie em cativeiro ou mesmo na natureza

Esther Zancan
Publicado em 06/06/2022, às 14h28 - Atualizado às 16h32

FacebookTwitterWhatsApp
Apesar de ser da espécie tartaruga-gigante, ao nascer, a tartaruguinha cabe na palma da mão Tartaruga-gigante de Galápagos albina nasce em zoológico Tartaruguinha albina na palma de uma mão humana - Fabrice Coffrini / AFP
Apesar de ser da espécie tartaruga-gigante, ao nascer, a tartaruguinha cabe na palma da mão Tartaruga-gigante de Galápagos albina nasce em zoológico Tartaruguinha albina na palma de uma mão humana - Fabrice Coffrini / AFP

Algo nunca visto em cativeiro nem ao menos na natureza aconteceu em um zoológico da cidade de Servion, na Suíça: o nascimento de uma tartaruga-gigante de Galápagos (Chelonoidis nigra) albina.

𝗙𝗶𝗾𝘂𝗲 𝗯𝗲𝗺 𝗶𝗻𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝗱𝗼, 𝗳𝗮𝗰̧𝗮 𝗽𝗮𝗿𝘁𝗲 𝗱𝗼 𝗻𝗼𝘀𝘀𝗼 𝗴𝗿𝘂𝗽𝗼 𝗻𝗼 𝗪𝗵𝗮𝘁𝘀𝗔𝗽𝗽 ➥ https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

A tartaruguinha (sim, a “tartaruga gigante” nasce do tamanho que cabe na palma de uma mão humana) é provavelmente a coisinha mais fofa que você verá hoje!

Apesar de ser da espécie tartaruga-gigante, ao nascer, a tartaruguinha cabe na palma da mão Tartaruga-gigante de Galápagos albina nasce em zoológico Tartaruguinha albina na palma de uma mão humana (Fabrice Coffrini / AFP)

A condição de albinismo é bem rara em tartarugas, algo como um caso a cada 100 mil animais. O zoológico de Servion disse que esta é a primeira vez que uma tartaruga albina de Galápagos nasce em cativeiro e que jamais foi observado na natureza algum indivíduo da espécie com albinismo.

O Instagram do zoo já possui diversas fotos da nova moradora do local. A tartaruguinha, ao nascer, pesava mais ou menos 50 gramas. Já os orgulhosos papais fazem jus ao nome da espécie. A mamãe tartaruga possui 100 kg e o papai, 180 kg.

Tartaruga-gigante de Galápagos

A tartaruga-gigante de Galápagos é a maior espécie de tartaruga terrestre do mundo. Elas são nativas exclusivamente das Ilhas Galápagos, arquipélago vulcânico no Oceano Pacífico, pertencente ao Equador, apesar de ficar distante da costa do país aproximadamente 1.000 km.

Na fase adulta, as tartarugas podem chegar a 1,80 metro de comprimento e pesar até 400 kg. Elas também são famosas pela longevidade, podendo alcançar os 150 anos de idade. 

Gosta dos bichinhos? A gente também. Saiba mais sobre as espécies na nossa seção Mundo Animal

As Ilhas Galápagos e seus animais também ficaram famosos pelos estudos do naturalista britânico Charles Darwin, para a sua Teoria da Evolução das Espécies.

Darwin chegou ao arquipélago de Galápagos em 1835, a bordo do navio Beagle. As observações que Darwin fez nas ilhas foram de suma importância para seu trabalho, “A Origem das Espécies”.

As condições ambientais de cada uma das ilhas que formam o arquipélago mudam pouco entre si, mas parece ser o suficiente para que as espécies de animais que nelas habitam, como pássaros e a tartaruga-gigante, desenvolvam mudanças adaptativas para otimizar as chances de sobrevivência e reprodução.

Leia também: Vídeos de tartarugas tomando banho vão deixar o seu dia mais leve

𝗟𝗲𝗶𝗮 𝗼𝘀 𝗱𝗲𝘀𝘁𝗮𝗾𝘂𝗲𝘀 𝗷𝗼𝗿𝗻𝗮𝗹𝗶́𝘀𝘁𝗶𝗰𝗼𝘀 𝗱𝗼 𝗱𝗶𝗮 ➥ https://bit.ly/CNgooglenoticias

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!