ESPERANÇA VS RISCO DE EXTINÇÃO

Raros filhotes de sagui-caveirinha nascem de cesárea em mamãe primata

Raros filhotes de Sagui-da-serra-escuro, conhecido popularmente como sagui-caveirinha, espécie de primata da família Callitrichidae ameaçada de extinção, nasceram no Núcleo de Conservação da Fauna Silvestre

Da redação
Publicado em 09/05/2023, às 10h40 - Atualizado às 11h31

FacebookTwitterWhatsApp
Os saguis-da-serra-escuro são endêmicos da Mata Atlântica e enfrentam várias ameaças, incluindo a perda do habitat natural e a fragmentação da floresta - Divulgação
Os saguis-da-serra-escuro são endêmicos da Mata Atlântica e enfrentam várias ameaças, incluindo a perda do habitat natural e a fragmentação da floresta - Divulgação

No Núcleo de Conservação da Fauna Silvestre (CECFAU), em Araçoiaba da Serra, nasceu uma rara ninhada de saguis-caveirinha, também conhecidos como sagui-da-serra-escuro, uma espécie de primata da família Callitrichidae em perigo de extinção.

Os filhotes nasceram no final de março e apresentam a característica face branca em contraste com o pelo preto, o que os torna facilmente identificáveis.

NOVIDADE! O Costa Norte tem uma comunidade no WhatsApp! Clique para fazer parte 🔗 https://bit.ly/ComunidadeCostaNorte

Este nascimento é particularmente significativo, pois a primata gestante precisou passar por uma cesárea para dar à luz, e estes são os primeiros filhotes vivos do casal de saguis que vive no núcleo.

Em tentativas anteriores, a fêmea encontrou dificuldades e os bebês não sobreviveram.

Os saguis-da-serra-escuro são endêmicos da Mata Atlântica e enfrentam várias ameaças, incluindo a perda do habitat e a fragmentação da floresta. A competição por recursos e o risco de hibridização também são problemas que podem levar ao apagamento genético da espécie.

Essas ameaças colocaram o sagui-da-serra-escuro na lista de “em perigo de extinção” (EN) na última atualização da Lista Oficial das Espécies Ameaçadas de Extinção do Ministério do Meio Ambiente (2022).

Raros filhotes de Sagui-da-serra-escuro, conhecido popularmente como sagui-caveirinha, espécie de primata da família Callitrichida ameaçada de extinção, nasceram no Núcleo de Conservação da Fauna Silvestre (Divulgação)

“O nascimento desses últimos filhotes é muito importante para a manutenção da espécie sob cuidados humanos, pois eles irão contribuir com a diversidade genética da espécie e com uma população de reserva, cujo número de indivíduos ainda precisa aumentar. Estes filhotes são o resultado dos esforços do Núcleo de Conservação de Fauna Silvestre do estado de São Paulo, que tem como objetivo reproduzir espécies nativas ameaçadas de extinção para contribuir com ações de conservação”, afirma Giannina Piatto Clerici, assessora técnica do CECFAU.

O CECFAU, localizado em Araçoiaba da Serra/SP, é um núcleo de conservação da fauna silvestre que se dedica ao manejo e à pesquisa de espécies ameaçadas de extinção.

𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀 🔗 https://linktr.ee/costanorteoficial

O centro concentra-se em várias espécies, incluindo saguis-da-serra-escuro, micos-leões-preto e de cara-dourada, araras-azuis-de-lear, tamanduás-bandeira e pererecas-pintadas-do-rio-pomba. Inaugurado em 2015, o CEFAU visa contribuir para a conservação da fauna brasileira e investe em programas integrados e pesquisas aplicadas para combater a extinção das espécies em risco.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!