GIGANTE DOS MARES

Raia-jamanta de 5 metros é avistada no litoral de SP

Espécie não era avistada no Parque Marinho Laje de Santos há quatro anos. Exemplar, uma fêmea, foi batizada de "Debi"

Da redação
Publicado em 09/05/2023, às 10h55 - Atualizado às 11h31

FacebookTwitterWhatsApp
O parque Laje de Santos não tinha registros da presença de raias-jamanta desde 2019 Raia-jamanta de 5 metros é avistada no litoral de SP Raia-jamanta avistada no Parque Marinho Laje de Santos - Reprodução/Governo de SP/Mantas do Brasil
O parque Laje de Santos não tinha registros da presença de raias-jamanta desde 2019 Raia-jamanta de 5 metros é avistada no litoral de SP Raia-jamanta avistada no Parque Marinho Laje de Santos - Reprodução/Governo de SP/Mantas do Brasil

Uma gigante dos mares resolveu fazer uma visitinha ao litoral de São Paulo no início deste mês de maio. Uma raia-jamanta com cerca de cinco metros de envergadura foi avistada no Parque Estadual Marinho Laje de Santos, por pesquisadores do Projeto Mantas do Brasil, após quatro anos da última aparição no local.

NOVIDADE! O Costa Norte tem uma comunidade no WhatsApp! Clique para fazer parte 🔗 https://bit.ly/ComunidadeCostaNorte

O exemplar de raia-jamanta avistado era uma fêmea. A espécie está ameaçada de extinção. De acordo com o Projeto Mantas do Brasil, a "mocinha" foi batizada de Debi.

Léo Francini, mergulhador, biólogo e presidente do Mantas do Brasil contou um pouco da emoção do avistamento: “Apesar de ser biólogo e ter mergulhado com raias-jamanta, toda vez que encontro um animal desse porte a emoção é muito grande. Foi inesperado, fazia um tempo que eu não via. Passou por cima da gente, ficou por alguns segundos, e foi embora”.

O Parque Estadual Marinho da Laje de Santos é reconhecido internacionalmente como o melhor ponto de estudo e observação da espécie em todo o Atlântico Sul. Francini confirma que o parque na Baixada Santista não tinha registros da presença de raias-jamanta desde 2019.

Apesar do grande porte, a raia-jamanta não é agressiva e não possui ferrão. Fundado há dez anos, o projeto Mantas do Brasil tem como objetivo conhecer e preservar as raias-jamanta, por meio de ações de pesquisa e educação ambiental. Maior arraia do mundo, a espécie pode atingir até oito metros de comprimento e pesar duas toneladas.

A temporada de observação das raias gigantes no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos tem início com a chegada do inverno. “São animais acostumados a grandes profundidades, mas que sobem para a superfície para se alimentar de plânctons. E é nesse momento que é possível observá-los”, contou Francini.

𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀 🔗 https://linktr.ee/costanorteoficial

Único parque estadual marinho, o Laje de Santos foi criado em 1993 é um dos principais pontos de mergulho e fotografia submarina do país. Com 5 mil hectares de área preservada, o local visa a proteção integral de ecossistemas marinhos e também abriga uma grande quantidade de aves marinhas, além de fazer parte de rotas migratórias de baleias e tartarugas marinhas.

*Com informações de Governo do SP e Projeto Mantas do Brasil

Leia também: Litoral sul: carcaça de tartaruga é encontrada com cano de PVC na boca

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!