DOGUINHO VAI FICAR FAMOSO

Projeto de lei propõe que vira-lata caramelo seja considerado manifestação cultural do Brasil

PL de autoria do deputado federal Felipe Becari, de São Paulo, aguarda despacho de Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados

Da redação
Publicado em 27/04/2023, às 13h49 - Atualizado às 15h17

FacebookTwitterWhatsApp
Difícil encontrar alguém que não conheça um figuraça desses, não é mesmo? Projeto de lei quer que vira-lata caramelo seja considerado manifestação cultural do Brasil Vira-lata caramelo - Reprodução/Twitter
Difícil encontrar alguém que não conheça um figuraça desses, não é mesmo? Projeto de lei quer que vira-lata caramelo seja considerado manifestação cultural do Brasil Vira-lata caramelo - Reprodução/Twitter

As redes sociais elevaram à condição de ícone brasileiro uma figura que todos nós conhecemos desde que nos entendemos por gente: o vira-lata caramelo. Afinal, difícil achar uma rua deste país que não tenha um simpático cachorro sem raça definida e pelagem curta, de cor amarelada, perambulando ou latindo atrás do portão de alguma casa.

Mas o que até então era algo que só habitava o "mundo encantado" das lendas urbanas e dos memes, agora tem a chance de se tornar oficial. É que o deputado federal pelo estado de São Paulo, Felipe Becari (União Brasil), apresentou um Projeto de Lei (PL 1897/2023) que tem como objetivo transformar a expressão “vira-lata caramelo” em manifestação cultural imaterial do Brasil.

Na justificativa que o deputado apresentou para o Projeto de Lei, ele lembra que a expressão é “destinada a identificar um dos cachorros mais populares e amados do Brasil”.

“O que torna esses animais especiais é a sua mistura de raças, que resulta em uma grande variedade de características físicas e comportamentais”, escreveu Becari. 

O deputado segue em sua argumentação: "Além de serem muito bonitos, os vira-latas caramelo são também conhecidos pela sua inteligência e carinho. São extremamente ativos, leais aos seus donos e adoram brincar e se divertir com as pessoas”. 

Mesmo com tantos atributos a favor, o vira-lata caramelo, a exemplo de outros vira-latas, ainda são preteridos na hora da adoção. As pessoas ainda preferem cães de raça pura. O Projeto de Lei também visa que essa situação mude.

No texto, o deputado lembrou até de quando surgiu nas redes sociais um meme que sugeria que, ao invés do lobo-guará, a imagem de um vira-lata caramelo estampasse a cédula de R$ 200, que foi lançada em 2020. Cá para nós, seria bem mais legal se o "doguíneo" tivesse levado a melhor nessa disputa, não é mesmo?

O Projeto de Lei está aguardando despacho do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. É esperar para ver.

Leia também: Oba! Feriadão deve ter sol e até calor no litoral de SP

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!