Roedor foi encontrado nas dependências do comércio no bairro Enseada; resgate foi realizado pela GCM Ambiental da cidade
Dias após uma jararaca aparecer em unidade de saúde de Guarujá, no litoral de São Paulo, a Guarda Civil Municipal Ambiental da cidade enfrentou um novo desafio: resgatar um ouriço-cacheiro (Coendou spinosus), popularmente conhecido como porco-espinho.
O animal foi flagrado na tarde de ontem (14), caçando algo para o almoço dentro de um estabelecimento comercial no bairro Enseada. A GCM informou que a espécie não é agressiva, mas seus espinhos afiados requerem cuidado no manejo.
A equipe capturou o animal e constatou que ele estava saudável. Por isso, o ouriço foi devolvido à natureza, sendo solto em uma área de mata no Morro do Sorocotuba.
A GCM orienta que, em caso de aparição de animais silvestres em residências ou áreas urbanas, a população acione o Grupamento de Defesa Ambiental por meio do telefone (13) 3344-1400.
Porco-espinho é flagrado dentro de comércio de Guarujá (SP) pic.twitter.com/Fovd6JJ7O8
— Portal Costa Norte (@costanortenews) October 15, 2023
O Ouriço-cacheiro é um roedor nativo da Mata Atlântica; mede cerca de 50 cm e pode pesar até 1 kg. Seu corpo é coberto por espinhos que se estendem da cabeça até a metade da cauda, que é preênsil e atua como um quinto membro, ajudando-o a escalar. Possui garras fortes nos membros e a coloração da pelagem varia do acinzentado ao amarelado.
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, nenhuma espécie de ouriço tem a capacidade de lançar espinhos para se defender. O que este animal faz quando se sente ameaçado é apenas eriçar seus espinhos e curvar o corpo de forma a tentar proteger a cabeça e membros. Esses espinhos soltam facilmente, e caso algum predador pegue o ouriço, ficará com as patas ou boca espetadas e com espinhos.
Comentários