ROEDOR REQUISITADO

Paca: a vez da caça

Paca, veja como este pequeno roedor pode trazer grandes discussões acerca da conservação no Brasil

Camila Issagawa
Publicado em 21/05/2022, às 12h26 - Atualizado às 12h46

FacebookTwitterWhatsApp
A paca possui hábito noturno e pode ser encontrada em filmagens com utilização de câmeras trap espalhadas por unidades de conservação em todo o país Paca Paca filhote marrom com tons tigrados em branco caminhando - Reprodução/Cultura Mix
A paca possui hábito noturno e pode ser encontrada em filmagens com utilização de câmeras trap espalhadas por unidades de conservação em todo o país Paca Paca filhote marrom com tons tigrados em branco caminhando - Reprodução/Cultura Mix

Apesar da caça estar relacionada à perda da biodiversidade no Brasil e no mundo, é comum encontrar na internet informações sobre a compra e o consumo de animais silvestres, que normalmente não são encontrados nos supermercados. Conhecida e apreciada por muitas pessoas, o quilo da carne de paca chega a custar até 250 reais.

Como a caça desses animais é proibida por lei desde 1967, a produção em cativeiro é uma possível alternativa para o mercado e para o meio ambiente.  Conheça mais sobre este pequeno roedor e seu importante papel em nosso planeta Terra.

Qual é o tamanho de uma paca adulta?

Pacas são animais que podem chegar a 80 cm de comprimento. Este pequeno mamífero pertencente à ordem dos roedores vive em diferentes ambientes, sendo áreas florestadas os locais mais escolhidos pela espécie. O animal possui hábito noturno e podem ser encontradas diversas filmagens dele com utilização de câmeras trap espalhadas por unidades de conservação em todo o país.

Diferentemente do porquinho-da-índia, a paca possui sempre a pelagem curta e com muito menos variações de cores, chegando a ter a cor predominantemente marrom e manchas mais claras nas laterais do corpo. A espécie de nome científico Cuniculus paca, mais conhecida como paca, é solitária e dificilmente vista com outros do mesmo grupo. Além disso, o animal possui preferência por locais próximos a corpos d’água pois são habilidosos nadadores e utilizam também o ambiente aquático como rota de fuga.

A paca é herbívora, ou seja, se alimenta exclusivamente de plantas; ela consome frutos, raízes e folhas Paca Paca em tons de marrom e branco em meio à folhagens (Parque Ecológico Klabin/Getty Images/iStockphoto)

Qual é o alimento da paca? 

A paca é herbívora, ou seja, se alimenta exclusivamente de plantas. O animal consome frutos, raízes e folhas e sua dieta vai depender da presença das plantas no local em que vivem. Dispersora de sementes, as pacas podem ajudar as plantas e muitas outras vidas ao se alimentarem de frutos e depositar junto com as fezes sementes de diversas espécies vegetais. 

Quantas crias a paca dá por ano?

O período de gestação das pacas é de cerca de quatro meses, normalmente realizam uma gestação por ano que dá origem a um só filhote, sendo raros os casos de gêmeos ou de mais de uma gestação no mesmo ano. As fêmeas da espécie possuem apenas um par de mamas e constroem tocas na terra, para se abrigarem em seus momentos mais vulneráveis. É neste local onde dá a luz, esconde seu filhote e se protege contra predadores.

Pode matar paca? 

Por ser um animal cuja carne é muito procurada para consumo existem diversas pessoas que criam o animal em criadouros autorizados, porém, caçar o animal em qualquer local está proibido pela “Lei de Proteção à Fauna” de 1967 promulgada pelo então presidente do país, Marechal Castelo Branco com exceção das comunidades indígenas e outras populações em que a carne de animais silvestres está relacionada a questões de subsistência.

Caçar a paca em qualquer local está proibido pela “Lei de Proteção à Fauna” de 1967 Paca Paca marrom andando na terra no período noturno (Reprodução/Kidadl)

Para ser consumida, a carne da paca precisa estar legalizada. Esta lei auxilia reprimindo a caça clandestina que afeta diversos ecossistemas e também protege pessoas desta arriscada ação. Muitas unidades de conservação realizam fiscalizações com funcionários que enfrentam perigos encontrando caçadores armados. Além de tentarem de matarem animais podem vender diversas espécies  também podem estar envolvidas no comércio de peles para outros países realizando a biopirataria.

Os criadores parecem servir então como alternativa sustentável para que as pacas sejam criadas com fiscalizações preocupadas com a qualidade de vida do animal e saúde da carne para os consumidores. Além disso, os animais também podem vir a ser um ponto de criação para serem usados por unidades de conversação no futuro. Além de auxiliarem com amostras para a pesquisa científica sem que os necessariamente os animais tenham que ser capturados nas florestas.

Apesar disso, o animal pode oferecer um grande desafio na criação por ser de hábito noturno e solitário, o que indica a necessidade de mais pesquisas científicas sobre o tema.

Como é a pegada de paca?

Ao fazer uma trilha e avistar pegadas se atente para números de dedos. A paca possui 5 dedos nas patas traseiras e 4 nas patas dianteiras, o que ajuda em sua identificação. O animal é um consumidor primário na cadeia alimentar, se alimentando de plantas e servindo de alimento para diversos mamíferos e aves carnívoras e omnívoras. Sem a existência das pacas as cadeias alimentares podem sofrer um grande declínio o que pode resultar na perda da biodiversidade de diversos ecossistemas e também na extinção de diversas espécies.

Como tirar licença para criar paca?

Para autorização e criação legal de animais silvestres é preciso obter sempre a autorização do Ibama. Através do SisFauna (Sistema Nacional de Gestão da Fauna Silvestre) é possível obter informações sobre gestão e controle de locais relacionados ao manejo da fauna silvestre no Brasil. O mesmo sistema pode inclusive oferecer ao usuário a verificação da situação de seu empreendimento

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!