Moradores de sítio foram surpreendidos por felino preso dentro de galinheiro. Autoridades ambientais resgataram animal
Os moradores de um sítio em Macaé, no nordeste do Rio de Janeiro, foram surpreendidos por uma onça-parda, após o animal ficar preso dentro de um galinheiro nesta terça-feira (22). De acordo com o biólogo e divulgador científico Henrique Abrahão Charles, autoridades ambientais resgataram o felino no dia seguinte.
Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➥ https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲
“Trata-se de um macho, próximo à idade adulta. Ele provavelmente estava já acostumado a chegar próximo de alguns sítios locais pra se alimentar. Entrou para capturar as galinhas e acabou ficando preso ali.”, esclareceu o biólogo.
Henrique Abrahão, dono de um dos maiores canais de biologia no Youtube, explicou que esse tipo de encontro não é raro. “É uma onça que se estende por toda a América, com várias subespécies diferenciadas, e que consegue viver próxima aos perímetros urbanos, desde que tenha alguma área de roça. Não é incomum você encontrar ela em plantações de cana, de soja”.
Apesar disso, a onça não costuma atacar seres humanos, explica o biólogo.
“É um animal que se adapta muito bem, que percorre um grande território, mas que pode gerar algum transtorno para os locais, por justamente se aproveitar de pequenas oportunidades e se alimentar de um gato, um cachorro, alguma galinha ou algo parecido. Mas ela não oferece risco aos seres humanos. Não existem ataques dessa onça a seres humanos registrados aqui no Brasil”, esclarece o biólogo, que complementa.
“Dessa vez, ela não foi morta, ainda bem. Ela foi levada para uma outra área, para soltura. Até porque o animal, ele acaba se acostumando a ficar naquela proximidade e é perigoso para o animal que os próprios sitiantes, por medo, venham matá-la”.
Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte ➥ https://bit.ly/newslettercostanorte& leia sua dose diária de informação direto no e-mail
Comentários