OLHA A COBRA!

Oh! Dúvida cruel: a cobra caninana é peçonhenta?

Com hábitos diurnos, espécie tem na Mata Atlântica um de seus habitat

Da redação
Publicado em 24/08/2022, às 15h28 - Atualizado em 09/02/2023, às 09h12

FacebookTwitterWhatsApp
Cobra caninana possui hábitos diurnos e terrestres Oh dúvida cruel: a cobra caninana é venenosa? Cobra caninana - Leandro Avelar/Wikimedia Commons
Cobra caninana possui hábitos diurnos e terrestres Oh dúvida cruel: a cobra caninana é venenosa? Cobra caninana - Leandro Avelar/Wikimedia Commons

Por ter seus principais habitat distribuídos em áreas bem abrangentes do Brasil, como a Mata Atlântica, o Cerrado e a Floresta Amazônica, e hábitos diurnos e terrestres, a cobra caninana (Spilotes pullatus) é uma espécie até comum de ser avistada. 

Mas, em se tratando de cobra, uma dúvida sempre aparece, e com essa não seria diferente. Afinal, a cobra caninana é peçonhenta?

A resposta é não. A cobra caninana não produz veneno e, mesmo que produzisse, não possui dentição que pudesse injetá-lo. De acordo com a bióloga Camila Issagawa, a espécie usa a tática da constrição ou estrangulamento para aprisionar suas presas e se alimentar. Quando pressiona os animais que encontra, ela os engole rapidamente e muitas vezes quando estes ainda estão vivos.

Apesar de a expressão ‘cobra caninana’ ser utilizada  para denominar aquelas pessoas falsas e sem caráter, o réptil, quando ameaçado, não é perigoso.

Na verdade, a caninana carrega muita desinformação sobre os seus riscos, o que pode acabar causando a morte desses animais tão importantes para a cadeia alimentar.

Qual o tamanho da caninana?

A cobra caninana pode chegar a 2,5 metros de comprimento e costuma ter as cores amarela e preta. Tem grandes olhos negros e possui hábito diurno. Ela se alimenta de ovos, aves, pequenos roedores e morcegos.

Quando ameaçada, infla o pescoço e vibra a cauda para assustar predadores e seres humanos desavisados e, se for preciso, usa sua mordida para se defender. O inchaço do seu pescoço não tem veneno.

A caninana ataca?

Muitos pensam que a caninana é perigosa. Ela até consegue 'dar o bote' e assustar humanos, mas não conseguiria persegui-los por muito tempo, ou seja, a menos que você seja um pequeno roedor, ave ou pequeno mamífero a cobra não estará interessada em se alimentar de você ou te atacar.

As caninanas vivem isoladas em épocas de acasalamento, os machos procuram as fêmeas por 'pistas químicas' deixadas pelo caminho.

Onde tem cobra caninana no Brasil?

A caninana é uma serpente da família Colubridae e é encontrada na América Central e América do Sul. No Brasil, as caninanas vivem no Cerrado, na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!