ARCO-ÍRIS MARINHO

Nova espécie de peixe com corpo colorido é descoberta por cientistas

Pesquisadores descobriram espécie vivendo nos mares das Maldivas, a aproximadamente 70 metros de profundidade

Publicado em 13/03/2022, às 09h29 - Atualizado às 09h36

Nome científico do animal marinho que chama atenção pelas cores, é Cirrhilabrus finifenmaa Nova espécie de peixe com corpo colorido é descoberta por cientistas Peixe colorido - Reprodução

A ciência está em todo lugar, inclusive a 70 metros abaixo da superfície do mar. Prova disso é a nova descoberta feita por pesquisadores nas Maldivas, na Ásia: bodião-fada do véu rosa.

O descobrimento é um peixe colorido, que teve o estudo divulgado na última terça-feira (9) na revista científica ZooKeys. O nome científico do animal marinho que chama atenção pelas cores, é Cirrhilabrus finifenmaa.

De acordo com o divulgado na Zookeys, o peixe foi encontrado nas Maldivas e no Sri Lanka, em profundidades que variam entre 40 e 70 metros. A espécie pertence a um grupo de bodiões de águas profundas, encontrados principalmente em ecossistemas de corais mesofóticos - tipo de recife que é formado por corais, esponjas e algas que não são muito dependentes da luz.

O brasileiro Luiz Rocha, um dos cientistas que participou da descoberta e dos estudos, publicou uma foto do peixe nas redes sociais e explicou a escolha do nome dado à espécie.

“Conheça Cirrhilabrus finifenmaa, um lindo bodião das Maldivas que acabamos de descobrir! O nome "finifenmaa" significa rosa em Dhivehi [língua oficial do país] e também é o nome da flor nacional das Maldivas”, escreveu.