BAITA SUSTO!

Morador encontra cobra em cima do rolo de papel higiênico

Cobrinha indiscreta era uma falsa-coral, segundo biólogo

Da redação
Publicado em 15/03/2022, às 13h50 - Atualizado em 17/03/2022, às 16h59

FacebookTwitterWhatsApp
Já pensou dar de cara com uma dessas de madrugada no banheiro? Morador encontra serpente venenosa em cima do rolo de papel higiênico Cobra coral em cima de rolo de papel higiênico em banheiro - Divulgação/CBMGO
Já pensou dar de cara com uma dessas de madrugada no banheiro? Morador encontra serpente venenosa em cima do rolo de papel higiênico Cobra coral em cima de rolo de papel higiênico em banheiro - Divulgação/CBMGO

Imagine a cena: você entra no banheiro de madrugada e, quando olha para cima da pia, uma cobra escolheu o rolo de papel higiênico como cama. Arrepiante, não é mesmo? Pois foi isso o que aconteceu com um morador de Goianésia, no estado de Goiás.

A história de terror aconteceu na madrugada desta segunda-feira (14). A serpente que usou o rolo de papel higiênico como “beliche” era uma cobra falsa-coral, segundo o biólogo Henrique Abrahão Charles, conhecido como o "Biólogo das Cobras". Outros portais de notícias teriam identificado erroneamente a cobra como sendo uma coral verdadeira, de acordo com Henrique.

O morador da casa, que fica em um condomínio, logo acionou o Corpo de Bombeiros para realizar a retirada do réptil do banheiro de sua residência. A cobrinha indiscreta foi capturada e solta em uma região de mata. 

Coral verdadeira x Falsa-Coral

A cobra coral verdadeira (Micrurus altirostris) é uma espécie típica da América do Sul.  A característica que mais chama a atenção nessa espécie é a sua coloração, composta por anéis vermelhos, pretos, brancos e amarelos. Essa coloração chamativa é chamada de aposematismo, que é um artifício que auxilia a sobrevivência de um grupo. 

Esse padrão de cores vibrantes geralmente é visto em animais venenosos. Ele indica o perigo e faz com que a probabilidade de um ataque de um predador diminua.

O problema é que uma “parente” da cobra coral verdadeira copiou esse mesmo padrão, também com a intenção de afugentar predadores. Só que essa “prima” não é peçonhenta, e acabou conhecida como falsa-coral (Erythrolamprus aesculapii)

Isso acaba por confundir nós, humanos, que ao avistar uma serpente com esse padrão de cores, dificilmente consegue determinar se é venenosa ou não. Portanto, ao avistar uma dessas, ou qualquer outro réptil, dentro de sua residência, isole o local e chame ajuda especializada.

Se você curte ler sobre o mundo animal e as peripécias que bichinhos das mais diversas espécies estão aprontando por aí, você precisa conhecer a seção “Mundo Animal” do Portal Costa Norte. Todo dia tem matérias fresquinhas sobre o tema. Não deixe de ver!

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!