MUNDO ANIMAL

Milhares de caranguejos Tesoura Uca surgem em praia de Paraty

Fenômeno é recorrente na região e acontece após vários dias de chuva

Da redaçao
Publicado em 15/10/2022, às 11h08 - Atualizado às 13h13

FacebookTwitterWhatsApp
Milhares de caranguejos Uca surgem em praia de Paraty Caranguejo Uca - Divulgação PMP
Milhares de caranguejos Uca surgem em praia de Paraty Caranguejo Uca - Divulgação PMP

Um fenômeno recorrente na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, foi registrado na última quarta (12) na praia do Jabaquara, a 30 km do litoral de São Paulo: milhares de caranguejos da espécie Tesoura Uca surgiram na areia da praia.

Em nota divulgada nas redes sociais, a prefeitura da cidade informou que o fenômeno é natural e acontece em função da chuva intensa que atingiu a região nos últimos dias, o que diminuiu a salinidade da água do mangue, obrigando os caranguejos a buscar um local com equilíbrio entre a água salgada e doce.

De acordo com a secretaria de Meio Ambiente de Paraty, equipes especializadas foram designadas para monitorar o evento, realizando a conscientização de turistas e moradores sobre a importância de respeitar a sua movimentação. Com a diminuição dos índices pluviométricos o fenômeno tende a diminuir nos próximos dias, momento o qual os caranguejos retornarão naturalmente ao mangue.

Milhares de caranguejos Uca surgem em praia de Paraty Caranguejo Uca (Divulgação PMP)

Caranguejo Uca

Os caranguejos Uca são caracterizados por um forte dimorfismo sexual, no qual os machos apresentam uma das pinças mais desenvolvidas, compreendendo quase a metade da massa corporal do animal, enquanto as fêmeas apresentam os dois quelípodes de mesmo tamanho.

Os chama-marés, como também são conhecidos, estão entre os habitantes mais familiares das áreas de estuários, exercendo um importante papel estrutural e funcional na ecologia dos manguezais. Esses caranguejos, ao removerem a terra, promovem uma grande bioperturbação, a qual auxilia na ciclagem de nutrientes e de energia no ambiente.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!