De origem africana, a espécie sobrevive em águas com baixa qualidade e prejudica o ecossistema local; consumo humano não é indicado

Quem caminha pelos canais de Santos, litoral paulista, costuma notar a presença de peixes grandes na água. A maioria desses animais é a tilápia do Nilo, uma espécie invasora de origem africana.
Trazida ao Brasil para alimentação em cativeiro por causa de seu crescimento rápido, a espécie encontrou um ambiente propício nas áreas urbanas santistas após escapar de criações ou sofrer soltura irregular.
Apesar de o peixe ser popular na culinária, a captura na região urbana traz riscos. No quadro 'É Pet?', da TV Cultura Litoral e Vale, o apresentador e médico-veterinário Danilo Sato faz um alerta direto à população sobre a prática.
Por mais que essa espécie seja utilizada para consumo alimentar, não é recomendado a pesca e consumo desses animais nos canais de Santos", destaca.
A sobrevivência da espécie nesses locais evidencia a resistência do animal. Segundo o especialista, as tilápias conseguem viver em ambientes bastante alterados e com baixa qualidade da água. Isso favorece a permanência nos canais, o que transforma o peixe em parte da paisagem da cidade.
Além da questão da saúde pública, a introdução do peixe exótico gera um grave impacto ecológico. A tilápia se reproduz de forma acelerada, compete por espaço com as espécies nativas e consome ovos e larvas, o que altera todo o equilíbrio do ambiente aquático.
O ciclo de vida agrava a proliferação. Uma fêmea pode produzir de centenas a milhares de ovos por desova. A proteção dos filhotes ocorre por incubação bucal: após a fecundação, a mãe mantém os ovos e os pequenos peixes protegidos dentro da própria boca até que consigam viver sozinhos.
O veterinário Danilo Sato reforça que a introdução de espécies exóticas causa impactos por muitos anos ou até de forma permanente no ecossistema regional. Por fim, o profissional deixa uma orientação fundamental: "Evitem soltar peixes ou qualquer outro animal na natureza".
*Com informações do apresentador e veterinário Danilo Sato, para o Jornal Litoral, da TV Cultura Litoral e Vale.