NOVA VIDA

Golfinho resgatado em Santos volta ao mar em Guarujá

Animal recebeu cuidados do Instituto Gremar e foi solto com sucesso após três dias de recuperação

Da redação
Publicado em 06/07/2023, às 14h34 - Atualizado às 16h23

FacebookTwitterWhatsApp
Este é o primeiro caso de soltura dessa espécie desde o início do trabalho do Instituto Gremar Golfinho devolvido ao mar - Divulgação Gremar
Este é o primeiro caso de soltura dessa espécie desde o início do trabalho do Instituto Gremar Golfinho devolvido ao mar - Divulgação Gremar

O golfinho da espécie Kogia breviceps, popularmente conhecida como cachalote-pigmeu que foi encontrado encalhado na Praia do José Menino, em Santos, foi devolvido ao mar três dias depois do resgate. A ação foi realizada pelo Instituto Gremar, na praia do Guaiúba, em Guarujá.

Este é o primeiro caso de soltura dessa espécie desde o início do trabalho do Instituto Gremar pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Segundo o instituto, em todos os registros anteriores de encalhes de cachalotes-pigmeus na região em 2017 e 2020, os animais não sobreviveram.

Este é o primeiro caso de soltura dessa espécie desde o início do trabalho do Instituto Gremar Golfinho devolvido ao mar (Divulgação Gremar)

A cachalote-pigmeu que encalhou em Santos estava em reabilitação no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, localizado no Guarujá. O animal apresentava boa capacidade de natação, comportamento esperado para a espécie, e exames clínicos com parâmetros dentro da normalidade, sendo considerada apta para a soltura.

Ainda de acordo com o Gremar, a soltura exigiu uma operação complexa, realizada de forma assistida com o auxílio de uma equipe capacitada, exigindo estratégia, equipamentos específicos e organização logística. O animal foi transportado do Centro de Reabilitação até a praia em uma maca especialmente adaptada para ele, contando também com a ajuda de um caminhão munck.

cachalote-pigmeu estava em reabilitação no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos Golfinho devolvido ao mar (Divulgação Gremar)

Durante todo o processo, a equipe do Instituto Gremar acompanhou o animal, realizando reflutuação e fornecendo suporte e assistência necessárias até que ele se readaptasse às condições do ambiente. Após cinco horas e meia o golfinho demonstrou estar bastante ativo e seguiu em direção ao mar.

Relembre o caso

O resgate do golfinho ocorreu no domingo (2), quando o Instituto Gremar recebeu um chamado do Corpo de Bombeiros para prestar atendimento ao animal que encalhou com vida na Praia do José Menino, em Santos.

Veterinários e técnicos de campo trabalharam por mais de quatro horas no mar, a cerca de 30 metros da faixa de areia, para medicar e estabilizar o golfinho antes de encaminhá-lo ao Centro de Reabilitação no Guarujá.

No Centro de Reabilitação, o golfinho foi monitorado 24 horas por dia em um tanque com capacidade para 60 mil litros de água, equipado com sistema de suporte de tratamento. Durante esse período, o animal recebeu medicações, suplementação vitamínica e alimentação adequada.

Os veterinários constataram ainda que o animal resgatado era uma fêmea juvenil, com 3 metros de comprimento, que apresentava lesões aparentes em sua região caudal. A operação de resgate e reabilitação contou com o apoio da Guarda Municipal de Santos e do Corpo de Bombeiros.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!