CONFRONTO ANIMAL

Gambá selvagem "batalha" com cobra caninana em Ilhabela (SP): assista

Biólogo especialista em cobras explica a cena. “Gambá tem uma mandíbula muito poderosa. Provavelmente a caninana foi devorada”

Da redação
Publicado em 21/02/2022, às 12h55 - Atualizado em 03/05/2022, às 10h38

FacebookTwitterWhatsApp
Gambá levou a melhor em confronto com cobra caninana flagrado em camping de Ilhabela Gambá captura cobra caninana em Ilhabela (SP): assista Gambá mordendo cobra caninana - Imagem: Reprodução / Biólogo Henrique o Biólogo das Cobras
Gambá levou a melhor em confronto com cobra caninana flagrado em camping de Ilhabela Gambá captura cobra caninana em Ilhabela (SP): assista Gambá mordendo cobra caninana - Imagem: Reprodução / Biólogo Henrique o Biólogo das Cobras

Uma curiosa cena do mundo animal foi flagrada neste domingo (20), em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. Um gambá foi avistado em confronto com uma cobra caninana. “O vídeo foi feito num camping. Conseguiram filmar a parte em que a cobra caninana foi pega pelo gambá”, afirmou, nesta segunda, o biólogo e youtuber Henrique Abrahão Charles, primeiro a divulgar as imagens.

No vídeo (assista abaixo), o gambá morde a cobra que tenta se enrolar em seu tronco. Em seguida, o animal arrasta a caninana para uma área fora de alcance. "Quem será que vence a batalha?'', perguntou-se Marcela Bueno, que junto de sua amiga Beatriz Medeiros, que fez a gravação, cedeu o vídeo  ao biólogo para identificação das espécies. O biólogo responde. 

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➥ https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

“Provavelmente a caninana foi devorada no final, porque o gambá simplesmente sumiu e ele tem uma mandíbula muito poderosa, com certeza deu fim na cobra, sem muita demora. Se não se alimentou dela inteira, deve ter se alimentado de parte dela”, explicou Henrique, que é especialista em herpetologia (anfíbios e répteis) e conhecido como Biólogo das Cobras em canais de divulgação científica nas redes sociais.

O biólogo esclarece que o gambá caçava para se alimentar. “Os gambás, os Didelphis [gênero do animal], são imunes à peçonha de cobra. Então eles se alimentam, não só de cobras, mas também de outros animais, de anfíbios e de vários outros bichos. E a serpente não é peçonhenta nesse caso, mas o gambá se alimenta mesmo das peçonhentas”, esclarece o especialista, que prossegue.

“Eles se alimentam de pequenos animais. Se alimentam de serpentes. No cardápio está incluído o que ele achar pelo caminho: anfíbios, pássaros, répteis, serpentes peçonhentas e não peçonhentas, mamíferos, ratos, escorpião, aranha, o que passar, o que tiver ele come”. Após o flagrante, o gambá foi embora. “Nada com ele aconteceu”, afirma Henrique.  

Também conhecido como saruê, o gambá é muito confundido com um roedor, mas, na realidade, o animal, um marsupial, é biologicamente mais afastado das ratazanas e mais próximo dos coalas e cangurus. A grande marca dos marsupiais é a bolsa na qual transportam seus filhotes.

Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte ➥ https://bit.ly/newslettercostanorte& leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!