PEGANDO UMA PRAIA

Galinha curte uma praia em pleno dia de semana no litoral de SP | VÍDEO

Penosa foi flagrada fazendo algo que você gostaria e não pode: tomando banho de sol na praia do Itararé em plena quarta-feira

Esther Zancan
Publicado em 28/06/2023, às 14h06 - Atualizado às 14h34

FacebookTwitterWhatsApp
Você aí trabalhando e a galinha lá, curtindo uma praia numa boa Galinha curte uma praia em pleno dia de semana no litoral de SP | VÍDEO Galinha em praia de São Vicente - Reprodução/Viver em Santos e Região
Você aí trabalhando e a galinha lá, curtindo uma praia numa boa Galinha curte uma praia em pleno dia de semana no litoral de SP | VÍDEO Galinha em praia de São Vicente - Reprodução/Viver em Santos e Região

Um sol “para cada um” lá fora, calor em pleno inverno… Confessa! Tudo o que você queria para esta quarta-feira era estar “tostando” na praia, não é mesmo? Pior do que não poder se dar a esse luxo, é saber que uma galinha conseguiu fazer o que você só ficou na vontade. Isso mesmo! Uma galinha curtiu uma praia em pleno dia de semana no litoral de São Paulo, e você não!

O curioso flagrante foi feito por uma seguidora da página Viver em Santos e Região na manhã desta quarta-feira (28). A penosa estava na faixa de areia da praia do Itararé, em São Vicente, já próxima à praia dos Milionários. Veja o vídeo:

Segundo a seguidora, a galinha estava aparentemente sozinha na praia. O Portal Costa Norte entrou em contato com a prefeitura de São Vicente, que informou que a equipe ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) não foi acionada para essa ocorrência.

Os seguidores da página não perderam a oportunidade para fazer piadas sobre o ocorrido: “Agora entendi porque o ovo está tão caro. A danada está de férias!” e “Ela não está sozinha, as amigas dela devem ter ido ao quiosque comprar água de coco e já já voltariam”, foram alguns dos comentários bem-humorados dos internautas.

Brincadeiras à parte, em tempos de gripe aviária, é bom não se aproximar de aves que não se sabe a procedência. A prefeitura de São Vicente lembra que, em âmbito municipal, a GCM Ambiental presta socorro a aves silvestres, podendo ser acionada pelos telefones 153 e (13) 3467 7434.

Influenza aviária

O Instituto Gremar, responsável pelo monitoramento de praias entre São Vicente e Bertioga, também lembra que a Influenza aviária ou gripe aviária (H5N1) é uma doença que se espalhou pelo mundo através de aves migratórias e que infecta espécies domésticas e silvestres (principalmente as aquáticas). Já foi registrada em diferentes partes do mundo e já há os primeiros casos confirmados no Brasil.

Apesar de mais frequente em aves, pode também infectar mamíferos (inclusive pessoas), sendo considerada uma zoonose.

Os principais sinais de aves doentes são:

- Pescoço caído, pro lado ou pra trás;

- Dificuldade de locomoção;

- Sinais de convulsão;

- Desorientação;

- Alterações nos olhos (pálpebras inchadas e/ou avermelhadas);

- Espirros, tosses, dificuldade respiratória e diarreia.

O instituto adverte que, ao encontrar uma ave marinha debilitada na praia, sem conseguir voar, com comportamento alterado, não se deve aproximar nem tocar no animal. Ligue imediatamente para: (13) 99711 4120 ou 0800 642 3341.

Leia também: Cão Neck está em busca de um lar, após quase ficar tetraplégico

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!