PROCURANDO PÃO DE QUIJO?

Faxineira é surpreendida com cobra de 2 metros escondida em fogão | ASSISTA

Jibóia deu muito trabalho para os três bombeiros que foram acionados para o resgate do réptil em um condomínio fechado

Da redação
Publicado em 05/03/2022, às 11h39 - Atualizado às 13h15

FacebookTwitterWhatsApp
Faxineira é surpreendida com cobra de 2 metros escondida em fogão Jiboia no fogão - Divulgação CBMMG
Faxineira é surpreendida com cobra de 2 metros escondida em fogão Jiboia no fogão - Divulgação CBMMG

A faxineira de uma residência foi surpreendida ao flagrar uma jiboia (Boa constrictor) escondida dentro do fogão de seus patrões. A funcionária limpava a cozinha do imóvel, quando se deparou com a serpente, com cerca de 2 metros de comprimento, enroscada no eletrodoméstico.

O caso aconteceu no início da semana, em Lagoa Santa (MG), os bombeiros foram acionados para resgatar o réptil e tiveram que desmontar o fogão para conseguir retirá-la. Um vídeo da corporação mostra o momento em que a equipe remove a parte superior do objeto, com a cobra parcialmente presa.

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApphttps://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

O réptil ainda dá um baita trabalho para os três militares que, depois de muito esforço e cuidado, conseguiram desenrolá-la e concluir o resgate.

A jiboia foi encontrada na manhã de terça-feira (1º) e solta no mesmo dia em seu habitat natural, sem ferimentos, próximo a mata do bairro Várzea, em Lagoa Santa. Apesar do susto, a funcionária e os moradores da casa não ficaram feridos.

Veja o vídeo

Jiboia

A jibóia é uma serpente pertencente à família Boidae. As serpentes pertencem à classe dos répteis e são caracterizadas por apresentar corpo alongado e coberto por escamas.

Essa espécie tem sido vítima de caça e tráfico devido ao valor comercial de sua pele e carne, além da sua comercialização como animal de estimação. Existem cerca de 11 subespécies de jiboia. No Brasil, há a ocorrência de duas delas:

Boa constrictor amarali: apresenta coloração predominantemente cinza ou marrom, com alguns indivíduos quase pretos. Não ultrapassa os 2,4 metros de comprimento. Ocorre na região do bioma Cerrado.

Boa constrictor constrictor: apresenta coloração variada, podendo ir do cinza claro ao marrom-escuro. Pode chegar a 4 metros de comprimento. É encontrada em uma maior área de abrangência, podendo surgir na região da Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga e Restinga.

Qual o perigo da jiboia?

Muitas pessoas acreditam que a jiboia é venenosa, há até mesmo uma crença de que ela é venenosa durante alguns meses do ano. No entanto, isso não é verdade, pois as jiboias não apresentam glândulas de veneno, nem dentes inoculadores. A jiboia não é venenosa e mata sua presa por constrição, impedindo o fluxo sanguíneo.

Qual é a defesa da jiboia?

Quando se sentem ameaçadas ou acuadas é que as jiboias se colocam em posição de defesa e pode expirar o ar dos pulmões com força produzindo um ruído característico, conhecido como “o bafo da jibóia", que não é tóxico e nem causa manchas na pele do homem.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!