TOUR PELO LITORAL

Elefante-marinho visto no litoral de SP seguiu viagem e já está em Paraty no RJ

Gigante dos mares comeu, bebeu e descansou por quatro dias em Ubatuba; durante sua estadia no Litoral Norte, Mirounga leonina foi monitorado de perto pela equipe do Instituto Argonauta


Lenildo Silva
Publicado em 10/03/2022, às 12h24 - Atualizado às 15h37

FacebookTwitterWhatsApp

Elefante-marinho visto no litoral de SP seguiu viagem e já está em Paraty no R Elefante Marinho - Divulgação
Elefante-marinho visto no litoral de SP seguiu viagem e já está em Paraty no R Elefante Marinho - Divulgação

O elefante-marinho-sulamericano (Mirounga leonina), avistado nas praias de Ubatuba (SP), no último sábado (4), retornou ao mar, após passar alguns dias descansando na faixa de areia da cidade paulista. Após dois dias de viagem, o gigante dos mares foi flagrado em Paraty, no Rio de Janeiro.

Durante sua estadia de quatro dias em Ubatuba, o animal passou a maior parte do tempo descansando na areia, tendo alternado de lugar por três vezes, entre praias próximas. Depois de muitos flashes e sendo muito requisitado por moradores e turistas, ele foi embora sem pensar duas vezes.

Veja o vídeo:

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➥ https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

Com cerca de quatro metros de comprimento e pesando em torno de duas toneladas, o animal, um macho juvenil, vinha sendo monitorado de perto pela equipe do Instituto Argonauta que executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

De acordo com avaliação realizada pelas veterinárias do Instituto, o animal estava bem, com seus parâmetros fisiológicos normais para a espécie, apresentando comportamento de descanso e em finalização do processo muda (troca da pele e pelos).

Os elefantes-marinhos são mamíferos marinhos reconhecidos pela presença de um focinho semelhante a uma tromba, exclusiva dos machos, já as fêmeas apresentam o focinho mais arredondado. Outro fator de diferenciação sexual é o tamanho, quando adultos as fêmeas atingem em torno de 3 metros e 1 tonelada e os machos podem chegar a 5 metros e 5 toneladas.

Ainda de acordo com especialista do instituto, os elefantes-marinhos são animais que passam a maior parte da vida nas ilhas subantárticas e na patagônia Argentina, mas que fora do período reprodutivo costumam viver solitários e navegando em mar aberto, descansando em terra durante o período de muda.

Elefante-marinho visita Litoral Norte para descansar (Reprodução/web)

Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte ➥ https://bit.ly/newslettercostanorte & leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!