Colmeia tinha aproximadamente 1,70m de altura e abelhas africanizadas atacavam vizinhos no bairro Prainha, em Guarujá
Uma colmeia gigante, com aproximadamente 1,70m de altura, e que incomodava moradores do bairro Prainha, em Guarujá, no litoral de São Paulo, foi remanejada na semana passada pelo Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) da cidade. A colmeia de abelhas africanizadas (Apis mellifera) se encontrava na rua Quarta. Segundo moradores, a colmeia estava no local há aproximadamente 10 anos e as abelhas atacavam os moradores locais.
Os agentes constataram que houve tentativa fracassada de remoção anterior. Parte do muro já estava quebrada, porém, após remover uma parte do alveário, os guardas perceberam que a colmeia seguia ainda para baixo do muro e também para cima, atrás da coluna. Dessa forma, foi necessário quebrar o restante do muro para realizar o manejo, resultando em um trabalho bastante complexo e demorado, de acordo com o GDA.
Ver essa foto no Instagram
Após a captura, tanto as abelhas quanto o alveário foram remanejados para local de mata no morro do Icanhema, distante da área urbana. O GDA pode ser acionado por meio do telefone 153, da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarujá.