URUTU-CRUZEIRO

Cobra das mais letais do Brasil é devolvida à natureza em Ubatuba

Veneno da urutu-cruzeiro já matou vaca de 600 kg. Conheça mais sobre a espécie

Da redação
Publicado em 12/04/2022, às 10h07 - Atualizado às 11h08

FacebookTwitterWhatsApp
Urutu-cruzeiro possui um sinal parecido com uma cruz em sua cabeça, daí o seu nome popular Cobra das mais letais do Brasil é devolvida à natureza em Ubatuba Cobra urutu-cruzeiro - Samuel Maria/Compre Rural
Urutu-cruzeiro possui um sinal parecido com uma cruz em sua cabeça, daí o seu nome popular Cobra das mais letais do Brasil é devolvida à natureza em Ubatuba Cobra urutu-cruzeiro - Samuel Maria/Compre Rural

Uma das cobras mais letais do Brasil foi devolvida à natureza no sábado (9), no Parque Estadual da Serra do Mar, em Ubatuba.

O exemplar de urutu-cruzeiro havia sido encontrado por um morador do bairro Casanga, também na cidade do Litoral Norte Paulista, que logo acionou a Polícia Militar Ambiental. 

Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Nortehttps://bit.ly/newslettercostanorte& leia sua dose diária de informação direto no e-mail

A Polícia Ambiental orienta a população para que sempre a acionem em caso de aparições de animais silvestres em áreas habitadas por seres humanos. Dessa forma, a captura e manejo se dão da forma correta, evitando assim acidentes. A integridade física do animal também é preservada, o que possibilita sua soltura em um local seguro.

Urutu-Cruzeiro

A urutu-cruzeiro (Bothrops alternatus) tem como principais características o alto poder letal de seu veneno e um sinal parecido com uma cruz em sua cabeça, daí o seu nome popular.

Urutu-cruzeiro possui um sinal parecido com uma cruz em sua cabeça, daí o seu nome popular Cobra das mais letais do Brasil é devolvida à natureza em Ubatuba Cobra urutu-cruzeiro (Samuel Maria/Compre Rural)

Para se ter uma ideia da potência do veneno da urutu-cruzeiro, já houve caso de a serpente conseguir matar uma vaca de 600 kg após um ataque.

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

Essa espécie pode ser encontrada no Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Junto com a jararaca, a urutu-cruzeiro é responsável pela grande maioria dos acidentes envolvendo cobras em nosso país. 

Sua dieta é composta de mamíferos. Ela é um animal de hábitos noturnos e possui um bote muito rápido, o que faz com que seja bem difícil que a presa consiga escapar.

Na fase adulta, a urutu-cruzeiro pode chegar até o 1,60 metro de comprimento. Sua coloração fica entre o bege e o castanho escuro. A média de vida da serpente é de 20 anos. 

Gosta dos bichinhos? A gente também. Saiba mais sobre as espécies na nossa seção Mundo Animal

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!