CANINANA É VENENOSA?

Cobra caninana de 1,5 metro é capturada; saiba mais sobre a serpente e se é venenosa

De acordo com informações preliminares, a serpente estava escondida em um galpão de uma empresa de andaimes; militares foram acionados por funcionários

Da redação
Publicado em 04/01/2023, às 15h03 - Atualizado às 15h23

FacebookTwitterWhatsApp
Cobra caninana possui hábitos diurnos e terrestres Oh dúvida cruel: a cobra caninana é venenosa? Cobra caninana - Leandro Avelar/Wikimedia Commons
Cobra caninana possui hábitos diurnos e terrestres Oh dúvida cruel: a cobra caninana é venenosa? Cobra caninana - Leandro Avelar/Wikimedia Commons

Uma cobra caninana com 1,5 metro de comprimento foi capturada pelo Corpo de Bombeiros da cidade de Capelinha, no Vale Jequitinhonha, em Minas Gerais. O caso ocorreu na manhã desta terça-feira (3).

Imagens do resgate da serpente na empresa de andaimes (Reprodução)

De acordo com informações preliminares, a serpente estava escondida em um galpão de uma empresa de andaimes, e os militares foram acionados por funcionários. Ninguém se feriu e o animal foi solto em seu habitat.

Cobra caninana é venenosa?

A cobra caninana (Spilotes pullatus) não é venenosa, mas apresenta risco quando ameaçada, assumindo uma postura na qual infla o pescoço e balança rapidamente o corpo.

Cobra caninana possui hábitos diurnos e terrestres Oh dúvida cruel: a cobra caninana é venenosa? Cobra caninana (Leandro Avelar/Wikimedia Commons)

De acordo com a bióloga Camila Issagawa, esta espécie usa a tática da constrição e estrangulamento, aprisionando suas presas para se alimentar.

Tem cobra caninana no Brasil?

De acordo com o estudo acadêmico Guia de Cobras da Região de Manaus - Amazônia Central, este animal se encontra em diversas partes do Brasil, como no Cerrado, na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica.

Espécie é facilmente reconhecida por seu padrão de cores amarelas e pretas Cobra caninana: de onde vem o nome, qual seu tamanho e o que come? Cobra caninana em árvore (Reprodução/Cobras.blog)

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!