ESTRANHA DIETA

Cientistas descobrem porque morcegos-vampiros se alimentam de sangue

Segundo pesquisadores, poucos mamíferos conseguiriam sobreviver com dieta baseada somente em sangue. Estudo descobriu 13 genes inativos ou faltando em morcegos-vampiros

Da redação
Publicado em 29/03/2022, às 10h17 - Atualizado às 11h04

FacebookTwitterWhatsApp
É incrível que os morcegos-vampiros possam sobreviver com sangue, diz especialista em morcegos Cientistas descobrem porque morcegos-vampiros se alimentam de sangue Close em morcego - Imagem: Reprodução / Sherri e Brock Fenton via AP
É incrível que os morcegos-vampiros possam sobreviver com sangue, diz especialista em morcegos Cientistas descobrem porque morcegos-vampiros se alimentam de sangue Close em morcego - Imagem: Reprodução / Sherri e Brock Fenton via AP

Um grupo de cientistas descobriu porque os morcegos vampiros são os únicos mamíferos que conseguem sobreviver com uma dieta somente de sangue. 

Em um estudo divulgado pela revista Science Advances, os pesquisadores compararam o código genético de morcegos vampiros com outras 26 espécies de morcegos e descobriram que 13 genes estão faltando ou não funcionam mais nos morcegos-vampiros.

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApphttps://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

Durante o processo evolutivo, essa diferença genética ajudou na adaptação dos morcegos vampiros a uma dieta de sangue rica em proteínas e ferro, mas quase nula em gorduras ou carboidratos, aponta o estudo - que também foi divulgado na última sexta (25) pela Associated Press (AP).

Com aproximadamente 8 centímetros de comprimento e 18 centímetros da ponta de uma asa à outra, os morcegos mordem e em seguida absorvem o sangue do gado ou de outros animais à noite. Eles vivem na América Central e do Sul e são basicamente “Dráculas vivos”, disse à AP o coautor do estudo Michael Hiller, do Instituto Max Planck da Alemanha.

Gosta dos bichinhos? A gente também. Saiba mais sobre as espécies na nossa seção Mundo Animal

A maioria dos mamíferos não conseguiria sobreviver com uma dieta líquida de baixa caloria baseada somente em sangue. Somente três espécies, entre 1.400 tipos de morcegos conseguem viver dessa forma. Os demais morcegos se alimentam principalmente de insetos, frutas, néctar, pólens e carne de pequenos animais.  

“O sangue é uma fonte terrível de alimento”, disse à AP a pesquisadora de morcegos Hannah Kim Frank, da Universidade de Tulane, que não esteve envolvida no estudo. “É totalmente bizarro e incrível que os morcegos-vampiros possam sobreviver com sangue – eles são realmente estranhos, mesmo entre os morcegos”.

Além dos morcegos-vampiros, algumas outras criaturas, como mosquitos, pulgas, sanguessugas e percevejos também se alimentam de sangue. 

Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte ➥ https://bit.ly/newslettercostanorte & leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!