CHOCANTE

Capivara é atacada e morta por cães em trilha no litoral de SP

Segundo a administração do Parque Estadual Xixová-Japuí, a capivara apresentava ferimentos característicos de ataque de cães

Redação
Publicado em 02/10/2023, às 11h20

FacebookTwitterWhatsApp
Animal foi encontrado morto na sexta-feira (29) - Divulgação/Parque estadual Xixová-Japuí
Animal foi encontrado morto na sexta-feira (29) - Divulgação/Parque estadual Xixová-Japuí

Uma capivara (Hydrochoerus hydrochaeris) foi encontrada morta na Trilha dos Surfistas, próxima à praia de Itaquitanduva, localizada dento do Parque Estadual Xixová-Japuí, na divisa entre São Vicente e Praia Grande. O animal apresentava ferimentos característicos de ataque de cães, segundo a administração do parque.

O animal foi encontrado na sexta-feira (29). Ainda de acordo com informações divulgadas pelo próprio parque, um médico veterinário foi até o local para realizar a necropsia. Tratava-se de um animal macho juvenil. A capivara apresentava ferimentos circulares com vários diâmetros e presença de larvas nas feridas. Havia indicações de que o animal já estava parasitado por miíase (infestação de larvas de moscas na pele) antes de vir a óbito.

Os ferimentos estavam distribuídos no dorso do animal, caracterizando ataque de cães domésticos. Também foi constatada a presença de ectoparasitas (carrapatos), neste caso, o carrapato-estrela (Amblyomma cajennense) espécie que transmite a febre maculosa. 

Alerta

Visitantes do parque com cachorros
Imagens divulgadas pelo parque mostram frequentadores com cachorros - Divulgação/Parque Estadual Xixová-Japuí

O Parque Estadual Xixová-Japuí alertou que, ultimamente, muitas pessoas estão desrespeitando as orientações destacadas nas entradas das trilhas e estão entrando com cachorros. Os visitantes estariam soltando os cachorros para percorrer as trilhas e permanecerem soltos na praia de Itaquitanduva.

A administração do parque lembra que, na Resolução SIMA 05/2021, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do estado de São Paulo,  está prevista a autuação e multa para quem adentrar à Unidade de Conservação com animais exóticos, incluindo os cães domésticos.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!