MISTÉRIOS DA NATUREZA

Bando gigantesco de pássaros forma “nuvem” na Grécia | VÍDEO

Saiba porque algumas aves têm o hábito de voar em bando e os motivos para esse comportamento

Esther Zancan
Publicado em 16/02/2022, às 08h51 - Atualizado às 11h06

FacebookTwitterWhatsApp
Flagrante aconteceu na cidade de Patras, na Grécia. Aves eram estorninhos Bando gigantesco de pássaros forma “nuvem” na Grécia | VÍDEO Bando de estoninhos sobrevoa cidade da Grécia - Reprodução/Fishingingreece.gr
Flagrante aconteceu na cidade de Patras, na Grécia. Aves eram estorninhos Bando gigantesco de pássaros forma “nuvem” na Grécia | VÍDEO Bando de estoninhos sobrevoa cidade da Grécia - Reprodução/Fishingingreece.gr

Depois da notícia de que um bando de pássaros que caiu do céu em cima de uma cidade do México ganhou as manchetes, outro fato envolvendo aves viralizou na web.

Um vídeo mostra um gigantesco bando de estorninhos na cidade de Patras, na Grécia. Impressiona a quantidade de pássaros e os movimentos que eles fazem bem rente a água. Confira as imagens:

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApphttps://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

Segundo o site Tempo e Clima Brasil, deslocamentos sincronizados de um grande número de pássaros podem até causar um problema para os meteorologistas. Isso porque os radares meteorológicos detectam a “nuvem” de pássaros e ela pode ser confundida com chuva algumas vezes. 

Por que algumas aves voam em bando?

Em geral, esses flagrantes de enormes bandos, como o do México e este da Grécia são de aves migratórias. Há de se lembrar que é inverno no hemisfério norte e que os pássaros acabam deixando locais mais frios em busca de climas mais amenos.

Mas é fato também que aves que têm como hábito viver juntas, também voam juntas. Isso pode acontecer até diariamente, não só em rotas migratórias. Algumas espécies deixam o local de dormida juntas, saem em busca de alimentos e voltam no pôr-do-sol para seus abrigos. 

Voar em bando significa gastar menos energia, algo fundamental quando grandes distâncias precisam ser vencidas. Isso acontece porque, dessa forma, o atrito com o ar diminui.

O bando é liderado pela ave mais experiente do grupo. Mas quando o cansaço bate, ela se reveza com a que está logo atrás dela. Esse comportamento não deixa de ser uma lição para nós, seres humanos. Afinal, é uma prova de que juntos se consegue chegar mais longe. 

Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Nortehttps://bit.ly/newslettercostanorte& leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!