BALEIAS À VISTA

Baleias encalham em praia do RJ e assustam banhistas: “É tubarão!”

Banhistas confundiram os cetáceos com tubarões; caso aconteceu em praia do Arraial do Cabo no Rio

Lenildo Silva
Publicado em 02/01/2023, às 10h12 - Atualizado às 10h37

FacebookTwitterWhatsApp
Banhistas confundiram os Cetáceos com ataques de tubarões; Baleias emcalham em praia do RJ - Reprodução Twitter
Banhistas confundiram os Cetáceos com ataques de tubarões; Baleias emcalham em praia do RJ - Reprodução Twitter

Um grupo de baleias encalhou em uma praia do Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro na tarde do último sábado (31). O desespero dos animais encalhados ativou um mecanismo de defesa deixando a água avermelhada e assustou os banhistas que confundiram o incidente com ataques de tubarão. Apesar do susto coletivo, ninguém se feriu.

𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀 🔗 https://linktr.ee/costanorteoficial

Nas redes sociais o especialista Gabriel Lamounier, o Gabu, explicou que eram três cachalotes do gênero Kogia e a coloração vermelha da água deixada pelas baleias, a qual os banhistas acharam que era sangue, na verdade eram fezes dos animais geradas por um mecânico de defesa das Kogias.

“As Kogias, dentro das suas diversas características particulares, possuem no final do intestino uma bolsa que armazena cocô de aspecto amarronzado e quando assustadas liberam essa nuvem escura de cocô para fugir ou desorientar possíveis predadores”, escreveu o especialista.

Leia também:População de baleias jubarte é recuperada em todo litoral brasileiro, diz Instituto

Em nota enviada à imprensa, a prefeitura da cidade confirmou por meio da Fundação do Meio Ambiente (Funtec) que os animais eram cetáceos odontocetos, uma espécie de baleia. De acordo com a administração municipal, equipes apuram as informações para saber o que levou os animais ao encalhe.

A Funtec informa ainda sobre a importância de não se aproximar dos animais encalhados e não tocar neles para evitar acidentes e manter a segurança de todos. Nestes casos, o mais aconselhável é aguardar a chegada de equipes especializadas para ajudar o animal.

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp  ➥  https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

“As equipes já estão apurando todas as informações para saber o que levou os animais ao encalhe. De acordo com o biólogo especialista em cetáceos, Marcelo Tardelli, é muito provável que a espécie seja cachalote-anão. Se confirmada, é a primeira vez que essa baleia aparece em Arraial e é considerada uma espécie rara, sendo um importante registro para a ciência”, disse a prefeitura.

Veja o vídeo

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!